Uma nova perspectiva da utilização do DOSVOX no tratamento das deficiências cognitivas

Palavras-chave: DOXVOX, Cognição, AVC

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência na aplicação de tecnologia utilizada para pessoas com deficiências visuais em uma nova abordagem.  Na seção de introdução são apresentadas as motivações que levaram ao seu desenvolvimento. Nas seções seguintes, além de apresentar as teorias que encadearam a realização da atividade, bem como o público alvo em questão, é apresentada uma reflexão sobre a complexidade do pensamento, para a contextualização e definição da proposta: a aplicação do Sistema DOSVOX como recurso para o tratamento de pessoas com deficiências cognitivas. Em seguida é apresentada a teoria ator-rede que permite a conexão entre os  diversos  atores  desse  contexto.  Na seção resultados são pontuadas  as principais observações acerca do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERSCH, R. Tecnologia assistiva e educação inclusiva. In: Ensaios Pedagógicos, Brasília: SEESP/MEC, p. 89 - 94,2006

.

DA FONSECA, W. de N. T. O uso do software DOSVOX na educação dos deficientes visuais.2012. Especialização ( Mídias na Educação). Universidade Federal do Amapá. 2012. Amapá.

BRASIL. SDHPR - Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SNPD. 2009. Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/publicacoes/tecnologia-assistiva. Acesso em 07 de outubro de 2017.

CUNHA, E.E.- JogaVOX: Ferramenta e Estratégias para Construção de Jogos Educacionais para Deficientes Visuais. 2007, Dissertação (Mestrado em Informática) -, Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

GRIEVE, J.; GNANASEKARAN, L. Neuropsicologia para Terapeutas Ocupacionais –Cognição no Desempenho Ocupacional. Terceira Edição. Editora Santos, São Paulo -SP -2010.

LATOUR , B. Esperança de pandora, Bauru, SP: EDUSC. 2001.

____________ Reagregando o Social. Bauru, SP: EDUSC/ Salvador, BA: EDUFBA. 2012.

NCE UFRJ. Projeto DOSVOX. Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox>. – Acesso em 07 de outubro de 2017

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo.3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.

RADABAUGH, M. P. NIDRR's Long Range Plan Technology for Access and Function .Research Section Two: NIDDR Research Agenda Chapter 5: TECHNOLOGY FOR ACCESS NA D FUNCTION

TROMBLY, C.A.; RADOMSKI, M.V. Terapia Ocupacional para Disfunções Físicas. 5ª. Edição. Editora Santos. São Paulo, 2005. http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox - acesso em 7 de outubro de 2017.

Publicado
2017-11-06
Como Citar
Alves, F. E. de O. da S., & Alvares de Oliveira, D. (2017). Uma nova perspectiva da utilização do DOSVOX no tratamento das deficiências cognitivas. Revista Scientiarum Historia, 1(1), 8. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.163
Seção
Ciência, Tecnologia e Sociedade