A pós-graduação stricto sensu, a avaliação e suas controvérsias
Resumo
Plano Nacional de Pós-graduação objetivando qualidade. Uma colcha de retalhos que nos leva aos critérios de avaliação. Um modelo de avaliação que fomenta controvérsias há mais de 40 anos. Neste trabalho traremos duas pequenas historiografias: a primeira sobre a avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil realizada pela CAPES/Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior e a segunda sobre as reflexões de estudiosos brasileiros elaboradas ao longo dos anos sobre o modelo e os critérios de avaliação. Essas duas histórias traduzem os acertos e fracassos do modelo de avaliação contados por quem viveu e participou da história e demonstram o premente desejo de pesquisadores e entidades acadêmicas de adoção de novos critérios que reflitam a realidade de cada curso, de cada região do Brasil
Downloads
Referências
BARRETO, Maurício Lima. O após da Avaliação da Pós-Graduação em 1998: para onde devemos seguir. INFOCAPES, Boletim Informativo da CAPES. Brasília v.6, n4, p.71-73. Editora UnB, out/dez 1998. Disponível em:
CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: http://www.capes.gov.br/
CASTRO, Cláudio de Moura; SOARES, Gláucio Ary Dillon. Avaliando as avaliações da Capes. Revista Administração empresas, São Paulo , v. 23,n. 3, p. 63-73, Setembro1983 . Disponível em:
FOPROP, Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. Avaliação da Avaliação da Pós-graduação Brasileira: FOPROP , Brasília, nov/2017
HORTA,José Silvério Baía; MORAES, Maria Célia Marcondes de. O sistema CAPES de avaliação da pós-graduação: área de educação à grande área de ciências humanas. Revista Brasileira de Educação, n.30. p.95-116, dez.2005. Disponível em:
NEVES, Abilio Afonso Baeta. Depoimento. INFOCAPES, Boletim Informativo Vol. 10, Nº 4 out/dez 2002. Disponível em: < http: //www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Infocapes10_4_2002.pdf >. Último acesso em 1/10/2018
ROCHA-E-SILVA, Mauricio. Carta Aberta ao Presidente da Capes: o novo Qualis, que não tem nada a ver com ciência do Brasil. Pró-Fono R. Atual.Cient.,Barueri, v.21,n.4,p.275-278,Dec.2009. Disponível em:
RODRIGUES, Marcelo. SBPC envia sugestões para um novo modelo de avaliação da Pós-Graduação no País. Soc.Bras.Prog da Ciência. Publicado em 11/04/2018. Disponível em:< http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/sbpc-envia-sugestoes-novo-modelo-de-avaliacao-da-pos-graduacao-no-pais/>. Último acesso: 15/07/2018
TOURINHO, Manoel Malheiros e PALHA, Maria das Dores Correia. A Capes, a universidade e a alienação gestada na pós-graduação. Cad. EBAPE.BR [online]. 2014, vol.12, n.2, pp.270-283 Disponível em:
VELLOSO, Jacques. Introdução. In: VELLOSO, Jacques (Org.). A pós-graduação no Brasil: formação e trabalho de mestres e doutores no país. Brasília: CAPES/UNESCO, 2002
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.