O inevitável exercício de todas as lógicas na meditação
Resumo
Neste artigo ampliamos a trilha já percorrida pelo personagem Pedro, criado pelo filósofo carioca Luiz Sérgio Coelho de Sampaio em seu esforço para tornar mais acessível o seu Sistema Lógico Hiperdialético (SHL). Mostraremos Pedro agora em sua trajetória de praticar meditação, na qual se desvelam operantes os quatro modos básicos de ser e de pensar: a lógica de Identidade (I), a lógica da diferença (D), a dialética (I/D), a lógica sistêmica (D/2), e mais um pensar síntese das anteriores, correspondente à lógica hiperdialética (I/D/2). A cada um desses modos corresponde um modo de percepção da realidade.
Downloads
Referências
SAMPAIO, L.S.C. de. Lógica Ressuscitada – Sete Ensaios, Rio de Janeiro, EdUERJ, 2000.
SAMPAIO, L. S. C. de. A lógica da diferença, Rio de Janeiro, EdUERJ, 2001.
SAMPAIO, Luiz Sérgio Coelho de. O inevitável exercício cotidiano de todas as lógicas. Biblioteca Luiz Sérgio Coelho de Sampaio (blogspot). 2002. Disponível em: <http://luizsergiosampaio.blogspot.com/2017/10/o-inevitavel-exercicio-cotidiano-de.html>. Acesso em: 20 de ago. de 2018.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.