Os Estudos CTS no Início do Século XXI na Universidade Federal do Rio de Janeiro: entre Fontes Primárias e a Memória
Resumo
Uma docente do Instituto de Física da UFRJ, histórias de vidas em laboratório, a constatação de uma ciência nunca pura, a vontade de um grupo de ensinar ciências de forma contextualizada. Isso poderia ser o roteiro de um filme, mas é o início dos Estudos CTS na UFRJ. Este trabalho tenta elaborar uma historiografia preliminar da entrada dos estudos com abordagem CTS na UFRJ através da FormAção do Grupo Proenfis do Instituto de Física e das memórias compartilhadas pela coordenadora do grupo, Deise Miranda Vianna. Tentaremos identificar uma construção social a partir das mudanças ocorridas na descrição do grupo registradas no CNPq. Destacamos nesse trabalho as imbricações, os desvios e os agenciamentos para a estabilização do grupo, acompanhando as mudanças na descrição do objetivo do grupo no Diretório de Pesquisa do CNPq.
Downloads
Referências
BAZZO, W. A. Ciencia Tecnologia e Sociedade e o Contexto da Educação. São Paulo: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), 1998. Disponivel em:
BAZZO, W. A. et al. Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). [S.l.]: Organização dos Estdos Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), 2003. Disponivel em:
FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução de Mariana Camilo de Oliveira George Otte. 1. ed. Belo Horizonte: Fabrefactum, 1935.2010.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1978.
LATOUR, B. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru: EDUSC Editora da Universidade do Sagrado Coração, v. 1, 2001.
MARQUES, I.C. Os "estudos de laboratório" do final do século XX e opções de conhecimento no Brasil. Revista Tempo Brasileiro, v. v.189/190, p. 253-270, 2012.
MARQUES, I.C. Labordiretórios. In: MARINHO, M. G. S. M.; SILVEIRA, S. A. D.; ET AL - Abordagens em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Santo André: Universidade Federal do ABC, v. 1, 2014. p. 189-214.
MARQUES, I.C. Humildade em prol de ciências republicanas e democráticas. Jornal da Ciências - JC Notícias -, RJ, n. 6451, 28 julho 2020. 23.
SHAPIN, S. Nunca Pura. Estudos Históricos de Ciência como se fora produzida por pessoas com corpos, situadas no tempo, no espaço, na cultura e na sociedade e que se empenham por credibilidade e autoridade. Tradução de Erick Ramalho. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, v. 1, 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (Brasil). Instituto de Física. Curso de Licenciatura em Física. Projeto pedagógico, 2010. Disponivel em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (Brasil). Instituto de Física. Sobre o Instituto, 2020. Disponivel em:
VIANNA, D.M., COSTA,I. ALMEIDA,L.C.. Licenciatura em Física: Problemas e Diretrizes para uma mudança. Revista de Ensino de Física, São Paulo v.10, n.1 1988. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=10&num=1. Acesso em jan.2020
VIANNA, D.M. Da Criação à Difusão: a Ciência que ensinamos. Pro-Posições. Unicamp. V.7nº1(19), p.95-102. Universidade de Campinas, São Paulo. 1996. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644248/11674. Acesso em: jan. 2020
VIANNA, D.M. Do Fazer ao Ensinar Ciência. 1998 Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: [s.n.], 1998. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 1998
VIANNA, D.M. O HCTE em redes inter/transdisciplinares na COVI-19, 2020. Disponivel em:
VIANNA, D.M. Prof Rafa Gomes Física - PROENFIS da UFRJ para o Festival do Conhecimento da UFRJ, 2020b. Disponivel em:
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.