Análise trigonométrica aplicada à identificação de padrões dinâmicos em dados temporais de game neuropsicopedagógico
Resumo
Padrões dinâmicos são esperados em sistemas de comportamento não linear. Sua caracterização matemática, no entanto, é frequentemente um desafio. Ações realizadas por jogadores em cliques pelo mouse no Jogo dos Elásticos refletem alterações de comportamento cognitivo. Nós desenvolvemos um método analítico, cujo parâmetro, o ângulo de deflexão, é definido a partir de diferenças angulares geradas por tratamento trigonométrico do tempo entre ações, assumido como uma variável dependente em nosso modelo. O tratamento estatístico sugere três grupos aparentemente distintos. Também detectável um comportamento oscilatório da variável tempo, sugerindo um sistema tendente ao equilíbrio, dinâmico.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. W. B. de. Simetria e entropia: sobre a noção de estrutura de Lévi-Strauss. Revista de Antropologia. ISSN 0034-7701 Rev. Antropol. v. 42. n.1-2. UNICAMP. São Paulo. 1999. https://doi.org/10.1590/S0034-77011999000100010 Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-77011999000100010&script=sci_arttext. Acesso em 22.set.2019.
BRANDALIZE, M. C. B. Topografia. Apostila para a Engenharia Civil. Pontífícia Universidade Católica. Paraná, Rio Grande do Sul. Disponível em http://www.topografia.com.br/topografia_conteudo.asp?cat=dow&det=Download. Acesso em 20.03.2018.
CREANGA, D.; NADEJDE, C.; GASNER, P.. Dynamical analysis of heart beat from the viewpoint of chaos theory. Rom. Journ. Phys., Vol. 56, Nos. 1–2, P. 177–184, Bucharest, 2011. Disponível em http://www.nipne.ro/rjp/2011_56_1-2/0177_0185.pdf. Acesso em 31.mar.2019.
CUSTÓDIO, R. F. Análise Não-Linear no Reconhecimento de Padrões Sonoros: Estudo de Caso para Sons Pulmonares. Tese de Doutorado (Ciência da Computação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: PPGC da UFRGS, 1999. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/17974. Acesso em 31.mar.2019.
FERREIRA, J. C. E. Rugosidades. Planejamento do Processo Assistido por Computador. Grima, Dep. Eng. Mecânica. UFSC. S/A. Disponível em http://www.grima.ufsc.br/capp/transparencias/TransparenciasCAPP_Rugosidades1.pdf. Acesso em 07.fev.2019.
KIENITZ LEMOS, M. Modelo Fractal das Microgêneses Cognitivas: uma metodologia para a mediação metacognitiva em jogos computacionais. Rio de Janeiro, 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) – Instituto de Matemática, Instituto Tércio Pacciti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
KIENITZ LEMOS, M. et al. Fio Condutor Microgenético: uma metodologia para a mediação metacognitiva em jogos computacionais. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 22, n. 01, p. 1, abr. 2014. ISSN 2317-6121. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2436>. Acesso em: 17 dez. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.1.
KIENITZ LEMOS, M., MIRANDA BARROS, M., MONTEIRO FRÓES, M., & KURT KIENITZ, W. (2019). Padrões na distribuição temporal de ações no game sugeridos por transdução para valores musicais. Revista Scientiarum Historia, 2, 10. Disponível em: http://revistas.hcte.ufrj.br/index.php/RevistaSH/article/view/62.
LA TAILLE, Y. de; OLIVEIRA, M. K de; DANTAS, H.. Piaget, Vygostsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LIVIO, M. Symmetry rules. Science in School. Issue: Summer. 2006. Disponível em https://www.scienceinschool.org/sites/default/files/teaserPdf/issue2_symmetry.pdf. Acesso em 05. nov. 2019. Tradução de Ana Luísa Carvalho. Disponível em https://www.scienceinschool.org/pt/2006/issue2/symmetry. Acesso em 05. nov. 2019.
MANDELBROT, B. Fractais e a arte da rugosidade. TED Conversations. 2010. Acesso em: 27.10.2013. Disponível em: http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/benoit_mandelbrot_fractals_the_art_of_roughness.html
MANDELBROT, B.; FREEMAN, W. H. The Fractal Geometry of Nature, San Francisco, CA, 1982. Disponível em https://users.math.yale.edu/~bbm3/web_pdfs/encyclopediaBritannica.pdf. Acesso em 03.abr.2019.
MANDELBROT, B.; FREEMAN, W. H. Fractal analysis and synthesis of fracture surface roughness and related forms of complexity and disorder. International Journal of Fracture. Springer. 2006. Disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s10704-006-0037-z. Acesso em 03.abr.2019.
MARQUES, C. V. M. EICA - estruturas internas cognitivas aprendentes: Um modelo neuro-computacional instanciando o sistema pessoa em espaços dimensionais. Tese (doutorado) Programa de Engenharia de Sistemas e de Computação. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2017.
MONTEIRO, M. B. de A. S. Desenvolvimento de Ferramenta para a análise de Dados Complexos e sua Aplicação em Velocidade do Vento. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2017.
MOTTE, A. Newton, Isaac. Newtons Principia: the mathematical principles of natural philosophy. New York Daniel Adee, p.73. Disponível em: <http://redlightrobber.com/red/links_pdf/Isaac-Newton-Principia-English-1846.pdf>. Acesso em 21. Jul. 2020.
PIAGET, J. A. Psicogênese dos conhecimentos e a sua significação epistemológica. In: PIATELLI-PALMARINI, M. (Org.). Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem. Um debate entre Jean Piager e Noam Chomsky. Tradução de Rui Pacheco. Lisboa: Edições 70, 1987.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.