Alfred North Whitehead: interdisciplinaridade em ação nas pesquisas
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de destacar o estado da arte da pesquisa sobre Alfred North Whitehead realizada no Brasil considerando como fonte de pesquisa as bases digitais de teses e dissertações a partir de 1985. Em nosso processo de revisão bibliográfica, constatamos que a UFRJ é a instituição de ensino superior que mais produziu teses e dissertações sobre o referido autor e a maior quantidade de pesquisas realizadas se deu no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em seguida sumarizamos vida e obra bem como delineamos sua epistemologia: o pensamento processual.
Downloads
Referências
CARVALHO, N. J. V. Rumo à Ontologia Onírica: confluências entre magia, filosofia e ciência. Tese (Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia). Programa de pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.
GIUSTI, M. V. G. Da substância ao processo: a mudança da base metafísica da ciência no século XX. Tese (Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia). Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em:
MARIANNO, L.D. A pesquisa sobre Alfred North Whitehead no Brasil. (artigo enviado para publicação) In: Das Questões. Brasília, UnB, 2019.
Bases digitais de teses e dissertações citadas
ANPOF - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA. Disponível em:
BDTD - BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES. Disponível em:
CTD - CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES - CAPES MEC. Disponível em:
IBICT - INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Disponível em:
PLATAFORMA LATTES – CNPQ. Disponível em:
PLATAFORMA SUCUPIRA - CAPES. Disponível em:
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.