A obra de Edgar Morin e uma reflexão sobre a Astronomia nas Culturas

  • Flavia Pedroza Lima Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
  • Rundsthen Vasques de Nader Observatório do Valongo/UFRJ; HCTE/UFRJ
Palavras-chave: Astronomia nas Culturas, Edgar Morin, O Método

Resumo

A Astronomia Cultural se refere aos saberes, práticas e teorias elaboradas por qualquer sociedade, ou cultura, a respeito das relações céu-terra e o que disso decorre nas suas dinâmicas culturais e representações sobre o mundo. Este trabalho tem como objetivo discutir sobre como as obras de Edgar Morin, especialmente “O Método”, podem auxiliar numa reflexão sobre a Astronomia nas Culturas ou Astronomia Cultural, e como o pensamento de Morin dialoga com outros autores.

Biografia do Autor

Flavia Pedroza Lima , Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro

Flavia Pedroza Lima cursou a graduação em Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia na COPPE/UFRJ. Atualmente cursa o doutorado em HCTE na UFRJ. Trabalha na área de ensino e divulgação científica desde 1996, ministrando cursos, palestras e aulas, organizando eventos e coordenando projetos. É Astrônoma concursada da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro desde 2006. De 2000 a 2005, trabalhou na Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Foi curadora da exposição "Filhos do Sol, Filhos da Lua: O Céu e o Tempo para os Povos Nativos das Américas", inaugurada no Planetário da Gávea em 2008 e atualmente exposta no Museu das Idéias, em Santa Cruz. Participou de congressos nacionais e internacionais, com trabalhos publicados. Suas áreas de interesse em pesquisa são: Astronomia nas Culturas, História das Ciências, Educação não Formal, Museus de Ciências e Planetários.

Rundsthen Vasques de Nader , Observatório do Valongo/UFRJ; HCTE/UFRJ

Graduado em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional e doutorado pelo HCTE/UFRJ. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar e Ensino e Extensão Universitária, na qual trabalha desde 1996 com divulgação, difusão e popularização de ciência. Trabalha também com pesquisa em Astronomia Cultural e História das Ciências no Brasil, com ênfase em História da Astronomia. Coordenador de Extensão do Observatório do Valongo/UFRJ de 2004 a 2010 e Coordenador de Extensão do CCMN/UFRJ de 2010 a 2018, acumulando o cargo de vice-diretor do Observatório do Valongo desde 2015. Também a professor do Programa de Pós Graduação em História das Ciências das Técnicas e Epistemologia/UFRJ.

Publicado
2019-11-28