Programa de pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia
2024

Por favor, coloque sua tela na posição horizontal.


NOSSOS DISCENTES

O Programa HCTE desde sua criação vem tipicamente agregando em seu corpo social em torno de 80 estudantes, entre mestrandos e doutorandos em processo de formação contínua. Sua contribuição é expressiva tanto para a organização quanto para a realização, nos aspectos acadêmico e de produção, da Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, do festival do Conhecimento, e do Congresso Scientiarum Historia. Com menor, mas significativa relevância nos últimos anos, também a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, este último de periodicidade bienal. Para todas estas frentes de axial importância, ressaltamos a atuação relevante

O HCTE também recebe em suas disciplinas alunos de outros cursos de pós-graduação, tanto da UFRJ, quanto de outras universidades. Estes alunos nos enriquecem com suas perspectivas complementares em diferentes frentes do conhecimento científico, e diversos nichos culturais, interagindo com docentes e estudantes do nosso programa, frequentemente, para além das rotinas disciplinares, em redes colaborativas que fortalecem nossa formação e nossas pesquisas.

Os discentes são um pilar fundamental no alicerce e amplificação do esforço empreendido pela Coordenação para levantamentos de dados de produção necessários à elaboração do Relatórios como COLETA CAPES, além de contribuirem para os projetos de pesquisa dos docentes, e para nossas linhas de pesquisa, agregando à pesquisa inter/transdisciplinar praticada no programa, dependente de diálogo com variadas raízes científicas e culturas.

O programa se destaca quanto à diversidade de produções, com atuação quanti- e qualitativamente relevante em frentes que promovem diálogo com a comunidade científica e/ou com a sociedade. Dentre estas, destacam-se os projetos e ações de cunho também extensionista, envolvendo quase sempre muitos discentes de nosso quadro. Nosso corpo de estudantes é nosso maior motivador e nosso grande legado.