DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

A inscrição para o Exame de Seleção para o Mestrado 2021 PPGHCTE estará aberta para realização online através deste site, obedecendo ao calendário do processo seletivo apresentado neste edital.

O processo de seleção é eletrônico, sendo os formulários preenchidos online. Os documentos solicitados no processo de inscrição devem ser enviados eletronicamente no formato PDF.

1. Formulário de inscrição
2. Diploma
3. Histórico Escolar
4. Curriculum Vitae

(O Currículum Vitae é opcional: anexe apenas quando ele trouxer alguma informação muito relevante para esta seleção)

5. Carta de apresentação
6. Cartas de recomendação
7. Documentos para Identificação pessoal


1. Formulário de inscrição

  • O formulário eletrônico de inscrição está disponível em

    http://www.hcte.ufrj.br/mestrado2021/ficha_inscricao.php

  • Cada candidat@ é responsável pela correção das informações prestadas no formulário.

  • 2. Diploma

  • O diploma do curso de Graduação deve ser reconhecido pelo MEC.
  • O diploma deve ser disponibilizado em versão original digitalizada.
  • Estudantes em vias de conclusão do curso de Graduação devem adicionar declaração da instância acadêmica responsável pelo curso de Graduação, informando que estão aptos à conclusão de seu curso até o último dia da inscrição, sob pena de exclusão imediata do processo seletivo.

  • 3. Histórico Escolar

  • O Histórico Escolar do curso de Graduação deve ser disponibilizado em versão original digitalizada.

  • 4. Curriculo Lattes

  • O curriculum vitae deve ser gerado no banco nacional de currículos da Plataforma Lattes http://lattes.cnpq.br. Ele será enviado em forma digitalizada. Nota: candidatos que ainda não possuem um Currículo Lattes devem fazê-lo através do link de cadastramento do CNPq:

    https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio

  • O Programa reserva-se ao direito de solicitar comprovantes da produção intelectual listada no currículo.

  • 5. Carta de apresentação

  • Deve ser anexada uma carta em que @ candidat@ apresente as razões da sua candidatura, com indicação de disponibilidade de tempo e recursos para a realização do curso.
  • @ candidat@ deve utilizar modelo próprio disponibilizado no sítio eletrônico do processo seletivo.

  • 6. Cartas de recomendação

  • São exigidas duas cartas de recomendação d@ candidat@, compostas em modelo próprio disponibilizado em

    http://www.hcte.ufrj.br/mestrado2021/Carta_de_Recomendacao_HCTE_2021.docx

  • As cartas de recomendação devem ser enviadas pelo email de quem recomenda, para o email selecao@hcte.ufrj.br.
  • Cartas de recomendação fora das condições estipuladas acima, bem como a desobediência aos prazos dispostos, justificam a eliminação da candidatura.

  • 7. Documentos para Identificação pessoal

    Mediante originais digitalizados dos seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade (preferencialmente RG) e CPF
  • Passaporte ou equivalente, no caso de candidat@ estrangeir@
  • Título de Eleitor, no caso de candidat@ brasileir@
  • Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação, no caso de candidato brasileiro do sexo masculino

  • Aprovação da inscrição

  • O não cumprimento das especificações acima, incluindo documentação e prazos, exclui o candidato do Exame de Seleção.

  • Ao inscrever-se no Exame de Seleção, @ candidat@ está reconhecendo as normas estabelecidas neste Edital.

  • A lista das inscrições homologadas, com os nomes d@s candidat@s que atenderam aos requisitos de inscrição estabelecidos neste Edital, será divulgada em

    http://www.hcte.ufrj.br/mestrado2021/mestrado2021/resultados.htm.