ORIENTAÇÕES GERAIS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

A inscrição no mestrado é algo simples, mas envolve a organização de diversos documentos que devem ser anexados. Nós recomendamos que esta organização seja feita com alguma antecedência, pois alguns dependem de terceiros, outros implicam em coletar ou copiar informações da Internet, outros devem ser buscados fisicamente em algum lugar, o que pode ser uma tarefa que não é tão simples quanto parece.

A recomendação é simples: não deixe para coletar estes documentos em cima da hora!

1 - Os documentos necessários para a inscrição, previstos no edital, que são:

  • Diploma
  • Histórico
  • Currículo Lattes
  • Carta de Apresentação
  • Identificação Pessoal
  • Eles devem ser entregues eletronicamente no formato PDF, através do item de menu deste site, denominado "ENVIO DE DOCUMENTOS".

  • Utilize o seguinte modelo para digitar ou transcrever a carta de apresentação:
    Carta de Apresentação do Candidato


    2 - O HCTE solicita que o candidato obtenha duas cartas de recomendação, em que duas pessoas forneçam informações que atestem que o candidato tem os atributos adequados para cursar uma pós-graduação.

    Estas cartas devem ser enviadas pela pessoa que recomenda diretamente ao e-mail oficial do processo seletivo: selecao@hcte.ufrj.br.

    Por razões óbvias, @ candidat@ não deve ler as cartas de recomendação! Para evitar o atraso no envio, recomendamos que as cartas de recomendação sejam solicitadas com uma certa antecedência.
    Importante: a falta de envio de uma carta de recomendação pode prejudicar seriamente a candidatura.

    Um modelo simples mas efetivo para uma carta de recomendação, em que também consta o endereço para envio por e-mail, está no seguinte link:

    Modelo de carta de Recomendação