Foco e Escopo
A filosofia nasceu à procura do Ser. O Ser que é o Todo e que é Um. A ciência progrediu focando no Um, aquele um que poderia ser somado para fazer o dois e o três, e assim foram criadas as disciplinas. O nosso tempo viu a multiplicação das disciplinas e o foco na diversidade. Resta voltar à procura do Ser que é o Todo indiviso.
Não é tarefa fácil, com tantas disciplinas dividindo o Todo que é o Ser, cada qual reivindicando para si a onipresença de seu saber. O propósito da revista InterTrans é abrir-se para o Todo que está conectado com os muitos Uns e tracejar ou integrar as conexões entre eles; ou pela via da interdisciplinaridade ou pela transdisciplinaridade.
Planejada como veículo de divulgação de pesquisas que buscam interconectar as muitas disciplinas que compõem o todo, a Revista InterTrans é uma publicação em formato eletrônico do Programa História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ (HCTE - UFRJ). Em épocas como a nossa de forte fragmentação, faz-se necessária na busca ininterrupta para alcançar uma visão mais ampla do Ser, que é o mundo, que é a vida, que é a humanidade. Está, portanto, aberta pelas visões epistemológicas da Arte e das Humanidades e pela prática das Ciências.
A InterTrans adota o formato de publicação contínua (rolling pass), com uma edição de volume único ao ano, sem a edição de sub-fascículos. Os artigos publicados deverão contar com o Digital Object Identifier (DOI), exigido para todos os periódicos que almejam sua inclusão na biblioteca eletrônica do Scielo.
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista InterTrans adota o sistema de avaliação por pares (peer-review), omitindo-se os nomes dos autores e consultores ad-hoc para avaliação do conteúdo e adequação do manuscrito. Cabe ressaltar que, independente da avaliação, a decisão final quanto à publicação compete à Comissão Editorial da Revista.
A Comissão Editorial é formada por docentes do programa HCTE-UFRJ, com as funções de Editor-Chefe, Editor-assistente e Editores de Seção, com o apoio de servidores técnico-administrativos (secretário e bibliotecária) e de alunos do curso de pós-graduação. Para a avaliação dos manuscritos, a Revista conta com a colaboração de pareceristas de instituições de ensino e de pesquisa nacionais e internacionais.
O processo de avaliação dos artigos na InterTrans compreende as etapas de pré-avaliação, confirmação ou definição da seção de publicação, avaliação pelos pareceristas, ajustes ou reformulações do manuscrito pelos autores, avaliação da Comissão Editorial, comunicação da decisão aos autores, revisão e editoração final do artigo e publicação on-line.
A Revista InterTrans não exige pagamentos em qualquer uma das etapas de editoração e publicação do manuscrito. A revista oferece também acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de proporcionar maior democratização mundial do conhecimento.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.