"Este número é o Plano de curso da disciplina-projeto experimental desenvolvida durante a disciplina Revistando, dos professores Antônio Borges, Eduardo Paiva e Esteban Moreno no Segundo Semestre Acadêmico de 2019 do HCTE-UFRJ. Os artigos apresentados nas meta-revistas feitas pelos alunos não são originais; serão/são/foram inicialmente publicados nos anais dos eventos Scientiarum Historia HCTE-UFRJ e serão/são/foram gentilmente cedidos por seus autores para este objetivo. IMPORTANTE: Esta revista não será indexada e não servirá para fins e efeitos de produtividade acadêmica dos seus autores, sendo criada e veiculada apenas para fins didático-pedagógicos, de formação e qualificação de mestrandos e doutorandos em curso de pós-graduação stricto sensu ministrado no HCTE-UFRJ. Esta revista será (foi) fechada para fins de avaliação pelos professores do curso em 16 de dezembro de 2019. Agradecemos a compreensão e apoio."
A concepção, criação e gestão de um periódico científico em uma instituição de pós-graduação universitária é tarefa que exige um esforço articulado e especializado de curto, médio e longo prazos. Esta iniciativa acadêmica é repleta de procedimentos de várias ordens, muitos deles dependentes do envolvimento e comprometimento tanto do corpo social local quanto das infraestruturas disponíveis institucionalmente.
A proposta desta disciplina-projeto é formar pessoal qualificado para integrar equipes que serão responsáveis por estas iniciativas, que devem atender critérios definidos ou pela Política Editorial de Periódicos Científicos vigente, por exemplo, no Portal de Periódicos da UFRJ (https://revistas.ufrj.br/) ou ainda por algum outro sistema disponível, proposto e projetado para este fim.
É uma disciplina-projeto que se encontra na fronteira do SCIENTIARUM HISTÓRIA (com 11 edições anuais em 2018) com a REVISTA INTERTRANS (em processo de criação)