Nossas comunicações orais se dão em duas sessões com formatos distintos e especificidades, e que dependem do estágio de formação acadêmica do APRESENTADOR(A). São as sessões intituladas BOTEQUIM FILOSÓFICO, reservadas a apresentadores graduad@s, pós-graduand@s e professores/pesquisadores, e as sessões intituladas PÔSTER DIALOGADO, reservadas a apresentadores estudantes da educação básica e graduand@s. Ambas as sessões exigem a elaboração do trabalho escrito.
Os autores devem submeter os trabalhos escritos, obrigatoriamente, dentro do template fornecido, em versão PDF e DOCX.
Os trabalhos apresentados por graduad@s, pós-graduand@s e professores/pesquisadores deverão ser preparados no seguinte template:
TEMPLATE PARA SEU TRABALHO COMPLETO AQUI
Os trabalhos apresentados por estudantes da educação básica e graduand@s poderão ser preparados no template de resumo expandido, abaixo:
TEMPLATE PARA SEU RESUMO EXPANDIDO AQUI
OU no template de resumo simples, acessível pelo link:
TEMPLATE PARA SEU RESUMO SIMPLES AQUI
Trabalhos completos e resumos serão avaliados pelo comitê científico do Congresso. Os trabalhos completos, se aprovados, irão compor o volume digital Anais do Scientiarum Historia 17 (ISSN 2675-7559 online). Os trabalhos completos que não forem aprovados para publicação nos Anais não eliminam, no entanto, a participação do congressista que assinou a pesquisa nas sessões de comunicação oral. Este prossegue na qualidade de APRESENTADOR(A) ou PARTICIPANTE no Congresso, conforme a categoria que tiver selecionado para sua inscrição no evento.
A confirmação como APRESENTADOR(A), ou seja, como responsável pela comunicação oral de um trabalho, só se dá mediante a inscrição no evento e a submissão do trabalho escrito, dentro do prazo estipulado, e utilizando o template próprio disponibilizado neste sítio digital. Como vimos acima, mesmo se o trabalho não for aprovado para publicação nos Anais do Congresso, ainda assim, o APRESENTADOR(A) que submeteu o documento escrito poderá apresentá-lo na sessão de comunicação oral que lhe for própria (Pôster Dialogado ou Botequim Filosófico). Se o trabalho não for submetido, o congressista passará à condição de PARTICIPANTE, com direito de acesso a todas as atividades do evento, mas sem reserva de dia/horário para sua própria comunicação oral, pois o Congresso considera o trabalho inexistente.
Em seguida, instruções detalhadas para participação como APRESENTADOR(A) e como PARTICIPANTE nas sessões de comunicação oral.
PÔSTER DIALOGADO
Além do resumo (expandido ou simples), as sessões PÔSTER DIALOGADO prevêem a preparação de um pôster (ou banner) eletrônico pelo APRESENTADOR(A), utilizando template próprio do evento, disponibilizado aqui:
Os participantes desta sessão consolidarão no pôster uma síntese de seus resumos submetidos ao evento. Divisão de tópicos e uso de imagens (figuras, quadros, tabelas, esquemas) são recomendados, quando convenientes. A ideia é transmitir para o leitor do pôster eletrônico uma visão panorâmica da pesquisa.
Os pôsteres eletrônicos devem ser enviados em formato PDF para o endereço do congresso: scientiarum.historia@hcte.ufrj.br
Os pôsteres, os trabalhos completos e os resumos, inscritos nas sessões de BOTEQUIM FILOSÓFICO e PÔSTER DIALOGADO respectivamente, ficam disponíveis na plataforma PADLET
Três sessões PÔSTER DIALOGADO estão previstas para as manhãs de 7 e 8 de novembro de 2024, no Hall do Salão Nobre, na Decania do CCMN, das 9h às 11h. Serão acompanhadas e moderadas por membros do comitê organizador e científico do Congresso.
BOTEQUIM FILOSÓFICO
As três sessões BOTEQUIM FILOSÓFICO estão programadas para as 16:00, dias 5 a 7 de novembro de 2024, em mesinhas espalhadas no Hall do Salão Nobre, na Decania do CCMN. Cada sessão tem duração de 120 minutos. As apresentações serão agendadas por afinidades temáticas e/ou por LINHAS DE PESQUISA, definidas para o Programa HCTE e comunicadas com a devida antecedência.
Teremos duas mesinhas para cada Linha de Pesquisa, em cada sessão BOTEQUIM FILOSÓFICO, somando ao todo oito mesinhas por sessão. Os participantes poderão se deslocar livremente de uma mesinha para outra; já os apresentadores terão que permanecer nas mesinhas reservadas para suas apresentações durante, pelo menos, metade do período destinado à realização de cada sessão, ou seja, durante os primeiros 45 minutos.
Os trabalhos completos ficam disponíveis na plataforma PADLET
Recomenda-se que as/os apresentadores evitem eletrônicos, e se os utilizar, que sejam pouco volumosos. A ideia é a conversa com os pares, disparada por apresentação da pesquisa, seus motivadores, seus resultados e desdobramentos. Levar cópias impressas de seus trabalhos submetidos aos Anais do Congresso pode ser um excelente recurso de apoio à apresentação, e mesmo sinopses do trabalho em impressos menores, com dados para contato, a fim de divulgar nas mesas.