COMUNICAÇÕES ORAIS

Nossas comunicações orais acontecem em sessões com formatos e especificidades distintos, escolhidos na dependência do estágio de formação acadêmica do APRESENTADOR(A), ou da pesquisa que deseja apresentar, ou por preferência do congressista.

As sessões são intituladas

Para inscrever-se como APRESENTADOR em qualquer das sessões, é necessária a composição de um RESUMO EXPANDIDO do seu trabalho obedecendo ao modelo (Template_Resumo_Expandido) exigido para o evento.

Os autores devem submeter os trabalhos escritos, obrigatoriamente, dentro do template fornecido, em versão PDF e DOCX, nos dois casos - resumo expandido e trabalho completo - e em versão PDF e PPTX, no caso do pôster.


Dependendo da sessão escolhida para apresentação, você terá também que mandar um material complementar, dentro do prazo especificado pelo CRONOGRAMA do evento, e no TEMPLATE correspondente.
    • se a sessão escolhida foi Apresentação e Debate, você terá que submeter o trabalho completo (versões DOCX e PDF).
    • se a sessão escolhida foi Pôster Dialogado, você terá submeter o pôster (versões PPTX e PDF).

Vamos agora conhecer melhor as sessões de comunicação oral do evento,
e o que se pede para participação em cada uma delas:


SESSÃO PÔSTER DIALOGADO

O pôster deve ser uma síntese do resumo expandido submetido ao evento. Divisão de tópicos e uso de imagens (figuras, quadros, tabelas, esquemas) são recomendados, sempre que convenientes. A ideia é transmitir para o espectador/leitor do pôster uma visão panorâmica da pesquisa, seguindo-se discussões, críticas e sugestões profícuas com os participantes.

Para participação como APRESENTADOR na sessão PÔSTER DIALOGADO, o congressista deverá submeter o resumo expandido preparado no template próprio, e depois submeter a versão digital do pôster pelo sítio eletrônico do evento (vide SUBMISSÃO DE TRABALHOS e CRONOGRAMA). O congressista se comprometerá, ainda, com a preparação da versão impressa do pôster, nas dimensões exigidas, para exibição nos três dias do evento.


SESSÃO APRESENTAÇÃO E DEBATE

A sessão APRESENTAÇÃO E DEBATE obedece a modelos mais tradicionais, favorecendo a vivência por apresentadores e público de aspectos formalísticos das apresentações científicas.

Após o evento, e antes da composição dos Anais, o apresentador poderá ressubmeter o trabalho completo com modificações, conforme amadurecido pelas discussões decorrentes das experiências vivenciadas no Congresso (vide abas SUBMISSÃO DE TRABALHOS e CRONOGRAMA).


SESSÃO BOTEQUIM FILOSÓFICO

As sessões BOTEQUIM FILOSÓFICO acontecem em torno de mesinhas. Cada sessão tem duração de 120 minutos. As apresentações são agrupadas nas mesinhas segundo as afinidades temáticas, conforme identificadas pelos apresentadores ao submeter os resumos expandidos (vide aba SUBMISSÃO DE TRABALHOS), mas poderão sofrer re-enquadramento por decisão da Comissão Científica do Congresso.

Não haverá sistema de exibição de slides no BOTEQUIM FILOSÓFICO, pois a ideia é trocar ideias sobre suas pesquisas em andamento, seus motivadores, seus resultados e desdobramentos. Levar cópias impressas de seus trabalhos submetidos ao Congresso pode ser um excelente recurso de apoio à apresentação, e mesmo sinopses do trabalho em impressos menores, com dados para contato, a fim de divulgar nas mesas. Os participantes da sessão encontrarão o papel de cobertura das mesinhas que poderá, e deverá, ser utilizado como suporte para anotações, à semelhança do que fazemos numa mesa de bar.

Os participantes poderão se deslocar livremente de uma mesinha para outra; já os apresentadores da sessão terão que permanecer nas mesinhas reservadas para suas apresentações durante, pelo menos, metade do período destinado à realização de cada sessão, ou seja, durante os primeiros 60 minutos.


Siga-nos em nossas redes sociais

facebook twitter instagram