5 a 8 de novembro de 2024

Presencial - Decania do CCMN - Salão Nobre
Av. Athos da Silveira Ramos 274
Cidade Universitária - Rio de Janeiro CEP 21941-916


Compartilhamos com o público, nesta décima sétima edição do Congresso Anual Scientiarum Historia, nossa experiência em promover a formação e o funcionamento criativo de redes inter/trans epistêmicas (ou inter/transdisciplinares). O discernimento e/ou a concepção de esquemas inovadores de conhecimento, capazes de impulsionar a eficácia de nossas ações, são elementos axiais à formulação de soluções para os desafios técnicos de reorganização dos estruturantes sociais, em muito amplificados pela pandemia.

Nestes últimos anos, as frentes de pressão emocionais afetivas às quais fomos expostos, todos e cada um de nós, nossas instituições, nossos tradicionais esquemas de mundo, são colossais. O afeto, numa ampla acepção do termo envolvendo estética, ética, subjetividade, é a "ponta solta", e o fio condutor de nossos congressos. É também, e fundamentalmente, nossa âncora de reafirmação da condição humana do conhecimento, em defesa da vida em todas as suas manifestações, em defesa do planeta como matriz fundante de nossa humanidade.

A busca que empreendemos nesta frente de realização é por espaço dialógico inter/transdisciplinar, capaz de inspirar com potência não somente a ciência em suas múltiplas formas, mas também nossas ações junto à sociedade, para além da universidade. As sessões do Scientiarum Historia 17 estão desenhadas de forma a abrir espaços de escuta, fala, flexão e reflexão, favorecendo a humanização dos campos de conhecimento, tão central e tão urgente.

Os congressistas são desafiados à problematização de suas pesquisas em germinação (alguns) ou em curso (outros) de maneira a desdobrá-las em sua potência de pensamento inquiridor a partir de costuras nucleares afetivas, numa perspectiva não hierarquizada e universal.

Esta edição do Scientiarum Historia é presencial, com algumas possibilidades de recepção remota de convidad@s palestrantes. As atividades são variadas, compartilhadas como sessões de apresentação e discussão de pesquisa, cafés, galerias, bate-papos, conduzidas por diferentes dinâmicas que procuram prover modos plurais de interação entre congressistas e os campos de conhecimento entrelaçados. Contaremos, ainda, com atividades interseccionais sobretudo trabalhadas nas dimensões dos campos de conhecimento artístico e subjetivo, porém avançando para as demais, reunidas na sessão NOSSOS CORPOS FALAM. Realizações síncronas (salas ao vivo, presenciais) serão somadas a elementos assíncronos (que podem ser visualizados a qualquer tempo), a conferir. Não haverá streaming das sessões presenciais.

Nossas mesas redondas tomam a forma de PAINÉIS TEMÁTICOS. Nossas comunicações orais se inserem nas sessões BOTEQUIM FILOSÓFICO (pós-graduandos e professores/pesquisadores) e PÔSTER DIALOGADO (estudantes do ensino médio e graduandos). Estudantes e professores estarão inscritos nestas sessões como apresentadores desde que tenham submetido os trabalhos por escrito, dentro do prazo estipulado, utilizando o template próprio disponibilizado neste sítio digital do evento.

Cada trabalho será avaliado pelo comitê científico do Congresso, e, se aprovado, irá compor o volume digital Anais do Scientiarum Historia 17. Os trabalhos que não forem aprovados para publicação nos Anais não eliminam, no entanto, a participação do congressista que assinou a pesquisa nas sessões de comunicação oral. A submissão do trabalho ao evento já garante, portanto, o direito a figurar como apresentador na sessão adequada.

Os trabalhos mais amadurecidos serão posteriormente selecionados para revisão arbitrada com vias à publicação na Revista Scientiarum Historia http://revistas.hcte.ufrj.br/index.php/RevistaSH
(ISSN 2675-6404). O processo de avaliação dos artigos na Revista Scientiarum Historia compreende as etapas de pré-avaliação, confirmação ou definição da seção de publicação, avaliação pelos pareceristas, ajustes ou reformulações do manuscrito pelos autores, avaliação da Comissão Editorial com membros internos e externos ao Programa, comunicação da decisão aos autores, revisão e editoração final do artigo e publicação on-line. A Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a Revista Scientiarum Historia busca acompanhar os mais rigorosos padrões de elegibilidade científica, já indexada, até o momento, nas plataformas CrossRef - Digital Object Identifier (DOI) Registration Agency, Google Acadêmico, Diadorim/IBICT - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas, ISSN - International Standard Serial Number, Livre -Revistas de Livre Acesso.

A missão do Congresso Scientiarum Historia, neste décimo sétimo ano de sua realização segue nos colocando neste lugar de ação e neste agora, catalisando o espaço multidimensional aberto pela universidade pública, e livre, à qual se impõem os desafios dos tempos de lento esgotamento da maior pandemia por que passou a humanidade desde o advento da ciência moderna. O afeto nos une e nos manterá vivos como corpos de humanidade, humanidade esta capaz de compartilhar, cocriar, e coinventar seu(s) mundo(s).


O HCTE vive! 5 a 8 de novembro de 2024
Presencial, com algumas sessões noturnas em modo remoto
Salão Nobre
Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Sítio eletrônico: http://www.hcte.ufrj.br/scientiarum/
e-mail: scientiarum.historia@hcte.ufrj.br

ENDEREÇO PPGHCTE

Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais - NCE - sl. E-1022
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cidade Universitária - Rio de Janeiro RJ
CEP: 21941-916