O SCIENTIARUM HISTORIA E AS INOVADORAS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL

Botequim Filosófico de 2015

Desde 2008, realizamos anualmente nosso congresso Scientiarum Historia, cada vez mais arrojado em seu acervo pluritemático. Questões da atualidade são vinculadas ao humano no conhecimento, em todas as expressões de nossa cultura e historicidade. O crescimento de bases de publicação do programa também é hoje uma realidade, tendo sido adequadas aos mais exigentes critérios de qualidade nacional e internacional.

O HCTE é um lugar para reflexões complexas em um mundo que não se curva a explicações simples. Por consequência, o resultado da interação entre ensino, pesquisa e extensão realizada no programa é complexo e inovador, levando a novos desenvolvimentos conceituais e métodos que substanciam os cruzamentos interdisciplinares. O HCTE é em si mesmo um experimento inovador, dinâmico, vivo, no âmbito da universidade brasileira. Aproveitando a situação ímpar da Cidade do Rio de Janeiro que lhe permite atrair e congregar docentes de várias universidades públicas tradicionais com excelentes quadros, o HCTE busca conciliar tradição e excelência com inovação, por meio de um currículo flexível e de uma cuidadosa seleção de docentes e discentes, oriundos de instâncias acadêmicas e profissionais vinculados a diferentes campos do saber.

Com a alegria que este rico cenário epistêmico e histórico nos traz, inovamos em nossas sessões de Comunicação Oral no Congresso. Em 2012, nossa docente Profa. Regina Maria Macedo Costa Dantas, voltando de uma missão técnica de pesquisa e participação em congresso em Cuba, nos trouxe o formato lá amplamente adotado de apresentação dinâmica dialógica de trabalhos em formato pôster, intitulada PÔSTER DIALOGADO. Nosso congresso neste mesmo ano, passaria a implementar, sob sua coordenação, esta nova dinâmica, acolhida com grande entusiasmo e enorme sucesso por nosso corpo social e convidados todos os anos. Vem compondo assim parte obrigatória, indispensável das edições anuais de nosso congresso Scientiarum Historia.

A inscrição nesta modalidade é reservada/privilegiada para estudantes do ensino médio e graduandos, dando maior leveza às apresentações e discussões das propostas de pesquisa em curso. Estimulando o exercício da escrita científica acadêmica, a participação na sessão PÔSTER DIALOGADO está condicionada à submissão do trabalho escrito, utilizando do mesmo template e das mesmas regras. Assim acreditamos que estamos contribuindo para a introdução de nossos jovens cientistas aos formalismos da ciência.

Em 2015 nossos estudantes do HCTE conceberam e organizaram o BOTEQUIM FILOSÓFICO, um espaço de desconferência irreverente e acolhedor, integrando a programação de nossa oitava edição do congresso. Desde então vem sendo reeditado com sucesso no Scientiarum Historia.

A ideia do BOTEQUIM FILOSÓFICO em versão presencial é juntar quatro a cinco pessoas em volta de uma mesa, como se estivessem num boteco, petiscando e conversando sobre a vida. Em versão remota, cada componente da mesa prepara sua versão de boteco ao vivo. Os parceiros da mesa decidem a ordem da falação, como falar e quanto tempo falar. Ou não combinam nada e deixam rolar...e não nos esqueçamos dos tradicionais guardanapos de boteco!

Esta nova modalidade de comunicação rompe com os modelos acadêmicos tradicionais de comunicação científica, pois na forma de diálogo, informal, fluido, numa estrutura horizontal de trocas, onde as mesas, ou remotamente, as salas, são concebidas para combinar estudantes graduandos, pós-graduandos e professores, todos entendidos como pesquisadores.

Quer participar do BOTEQUIM FILOSÓFICO ou do PÔSTER DIALOGADO? Basta realizar sua inscrição no evento e submeter seu trabalho escrito ao Scientiarum Historia 17 obedecendo às regras de submissão: aceito ou não para publicação em nossos Anais, sua presença já estará automaticamente garantida para uma das sessões do BOTEQUIM FILOSÓFICO ou do PÔSTER DIALOGADO, bastando você completar os outros procedimentos relativos à sua inscrição no evento.