O HCTE homenageia a memória de alguns de seus ilustres professores.
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ALEXANDRE LYRA DE OLIVEIRA
(Página pessoal)
Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), com mestrado e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1993 e 2000). É especializado em Física Teórica, particularmente na Física Matemática e se dedica ao estudo das aplicações de métodos da Mecânica Estatística, particularmente do Princípio da Máxima Entropia à Astrofísica.
ALFREDO NAZARENO PEREIRA BOENTE (Página pessoal)
Pós-Doutorado em Sistemas Lógicos aplicados à Gestão Empresarial, Educação e Pesquisa Experimental Neurociência pelo HCTE/UFRJ (2014), Doutorado em Ciências da Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2013), Doutorado em Processamento de Dados pela AWU-IOWA-USA (2006), Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Estácio (2009), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidad de Habana-CU (2003), Mestrado em Engenharia de Software pela AWU-IOWA-USA (2002), Especialização/MBS: Análise de Sistemas, Docência Superior, Tecnologia em Banco de Dados, Ciências da Computação, Administração Escolar e Logística Empresarial. Graduação em Processos Gerenciais com ênfase em Gestão Empresarial pela Universidade Veiga de Almeida (2018). Graduação em Processamento de Dados com ênfase em Projeto e Análise de Sistemas pela Faculdades Reunidas Professor Nuno Lisboa (1996). Graduação em Ciências da Engenharia de Produção pela Universidade Veiga de Almeida (2022). Pesquisador FAPERJ. Diretor de Pesquisa do Laboratório de Métodos Avançados e Epistemologia LAMAE/NCE/UFRJ.
ANDRÉ MEYER ALVES DE LIMA (Helenita Sá Earp e a Companhia de Dança da UFRJ)
André Meyer é Doutor em Ciências na Área de Concentração em Educação, Difusão e Gestão em Biociências pelo Programa de Pós-graduação em Química Biológica da UFRJ. Mestre em Ciência da Arte pela UFF. Atualmente é Professor Associado II da UFRJ atuando no Programa de Pós-Graduação em Dança da UFRJ, juntamente com a coordenação do Laboratório de Imagem e Criação em Dança e na direção da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ, com inúmeras apresentações e premiações em fóruns nacionais e internacionais. Mais recentemente, em 2022, participou na organização da Conferência Popular pelo Direito a Cidade. Através da construção coletiva de aproximadamente 30 Rodas de Conversa nos Eventos Preparatórios do Rio de Janeiro que culminaram no documento final que foi entregue ao presidente Lula. Em 2022, foi contemplado no marco do Edital Programa ESCALA Docente, para atuar na Universidade Nacional de Assunção/PY. Apresentou 3 performances de dança e música contemporânea na Pré Conferência Participativa sobre o Plano Integrado de Recuperação Ambiental Integrada da Baía de Guanabara. Recentemente recebeu o Prêmio PROART Residências Artísticas 2023. Tem experiência na área de Dança, atuando nos seguintes temas: Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp, Ciência e Arte e Ecoperformatividade.
ANDRÉ ELIAS MORELLI RIBEIRO (Página pessoal)
Psicólogo (2007), mestre (2009) e doutor (2018) em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista campus de Assis. Docente do curso de Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF), campus de Rio das Ostras e no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vice-coordenador do GT de História da Psicologia da ANPEPP. Membro da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP) e da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (Esocite)
ARTHUR ARRUDA LEAL FERREIRA (Research Gate)
Arthur Arruda Leal Ferreira possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado na UNED (Madrid) em 2010 sobre História da Psicologia e na Universidad Javeriana (Bogotá) em 2014 sobre Produção de Subjetividade, sendo apoiado pela CAPES nos dois pós-doutorados. É professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participando dos programas de Pós-Graduação em Psicologia (UFRJ), Psicologia (UFF) e em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História, Estudos CTS, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, epistemologia da psicologia, produção de subjetividade, filosofia da psicologia e pragmatismo. Desde 2009 possui bolsa de produtividade junto ao CNPq e a partir de 2015 é Cientista do Nosso Estado. Atualmente compõe as diretorias do Instituto de Psicologia e da Sociedade Brasileira de História da Psicologia.
CARLOS BENEVENUTO GUISARD KOEHLER (Página no IQ/UFRJ)
Graduação em Engenharia Metalúrgica e Ciência dos Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (1977). Mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (1986). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (1995). Lider do Grupo de Estudos sobre Teorias do Éter e de Estrutura da Matéria. Atua principalmente nas Áreas de História da Ciência, Epistemologia, Causalidade e Determinismo, História da Física e da Estrutura da Matéria e Questões Epistemológicas da Teoria dos Sistemas Dinâmicos.
CELIA REGINA SOUSA DA SILVA (Página institucional)
Possui Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1982), Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (1983), Mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1989) e Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE – UFRJ (1994). Durante o doutoramento, realizou estagio de 1 ano na Universite Pierre et Marie Curie – Paris VI, no Laboratório Physique Chimie de Liquides et Electrochimie, UPR 15 do CNRS, sob a supervisão dos Doutores Claude Deslouis e Bernard Tribollet. Após concluir o doutorado, realizou durante quatro anos trabalhos de pesquisa em Química Aplicada à Saúde Ambiental e Ocupacional na Escola Nacional de Saúde Publica da Fundação Oswaldo Cruz – ENSP/FIOCRUZ, tendo ingressado na UFRJ em 1998 no cargo de Professora do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou o pós-doutorado no Laboratoire Interfaces et Systemes Electrochimiques LISE-CNRS-Paris VI, sob a supervisão do Dr. Hubert Perrot no período de 2006 a 2008. Tem experiência em Físico-Química, com ênfase em Eletroquímica Fundamental, Eletroquímica Aplicada e BioInterfaces, atuando principalmente nos seguintes temas: construção, caracterização e aplicação de sensores potenciométricos, biossensores e imunossensores; formação de interfaces ordenadas; estudo do comportamento cinético de eletrodos modificados; estudo dos processos de difusão em membranas solidas; aplicação de técnicas eletroquímicas ao estudo de problemas de saúde e meio ambiente visando uma abordagem interdisciplinar. Tem formação nas seguintes técnicas e metodologias: técnicas potenciométricas, técnicas voltamétricas (polarografia e voltametria), técnicas de impedância (eletroquímica, eletrohidrodinâmica e eletroacústica), transdutores piezoelétricos (microbalança), além de metodologias de avaliação da contaminação ambiental e da exposição ocupacional a agentes químicos. Tem experiência em ensino na modalidade à distância, tendo realizado cursos de formação e atualmente é a Coordenadora do curso de Licenciatura em Química da UFRJ/CEDERJ/UAB.
EVANDRO VIEIRA OURIQUES (Página no site academia.edu)
Tenha acesso também ao seu currículo resumido.GRAZIELI SIMÕES (ResearchGate Grazieli Simões)Graduado em Ciências Sociais, Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (1980, IFCS/UFRJ), Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ (1882 e 1992, ECO/UFRJ). Pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea no Fórum de Ciência e Cultura (2007, PCC/UFRJ) e na Universidad de La Frontera, Chile (2018, UFRO). Tem também pós-doutorados com Heloísa Buarque de Holanda e Carlos del Valle Rojas. É coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Teoria Psicopolítica e Consciência-NETCCON/Escola de Comunicação/UFRJ. Criou em 1984, diretor de pesquisa do Laboratório de Gestão Mental, Psiquismo e Instituições/LAMAE/UFRJ, e atua em doutorados no Brasil, Chile e Argentina, sendo pesquisador do Proyecto Anillos de Investigación en Ciencias Sociales y Humanidades (SOC180045), dedicado ao tema "Converging Horizons: Production, Mediation, Reception and Effects of Representations of Marginality", do Programa de Investigación Asociativa del CONICYT/Ministerio de la Educación/Chile. É pesquisador internacional reconhecido pelo CONICYT desde 2012. Temas: Cognição e emancipação; Operações psicopolíticas; Processos de marginalização; Condição comunicacional do ser humano; Não-dualismo; Descolonização mental; Território mental e ação; Estética e emancipação; Predisposições e manipulação; Transdisciplinaridade e transculturalidade; Epistemologias na diáspora; Estudos prospectivos; Teoria da gestão; Planejamento estratégico de Comunicação, Educação e Políticas Públicas; Sustentabilidade; Economia Psicopolítica da Cultura e Estudos Culturais Psicopolíticos. Atualmente em ano sabático, sendo destacado convidado para palestras na Índia e Japão.
Minha formação na área tecnológica se iniciou no ensino médio ao completar o curso técnico de Saneamento pelo atual Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Sou graduada em Química com atribuições Tecnológicas pela UFRJ e Doutora em Ciências (com ênfase em Espectroscopia) também pela mesma instituição. Optei durante minha formação pela progressão do Mestrado direto para o Doutorado devido o avanço dos resultados coletados durante meu primeiro ano como pós-graduanda. Uma parte do meu doutorado foi desenvolvido no Laboratório Francês de Luz Síncrotron (SOLEIL – Saint-Aubin, França), onde desenvolvi além dos experimentos previstos no plano de trabalho da minha tese, colaborações com outros projetos de pesquisa. Com a intensificação do meu trabalho no CEDERJ e minhas colaborações com o grupo de pesquisa GIEESA, de coordenação das professoras Priscila e Célia Souza, foi possível visualizar uma nova linha de pesquisa de meu interesse, proporcionado reflexões profundas que me encorajaram a propor diálogos entre Espectroscopia, inter-relações QuímicaFísica-Matemática e Epistemologia. Nessa direção, as pesquisas que atualmente desenvolvo, tanto as de caráter quantitativo e qualitativo, também podem agregar valor às discussões do HCTE.IGOR TEIXEIRA SILVA FAGUNDES
Doutor e Mestre em Ciência da Literatura (Área de Poética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense. Ator profissional. Jornalista profissional. Professor do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, onde leciona nas graduações e na pós-graduação em Dança. Escritor com quase 20 livros de autoria integral nos gêneros poesia, ensaio, filosofia e estudos afro-brasileiros, acumulando dezenas de premiações por suas publicações. Coordenador do projeto “Macumbança: Dança na encruzilhada de filosofia e macumba”. Interesses de pesquisa: 1) em nome de uma performatividade da escrita acadêmica: contaminações da escrita científica pela escrita artística; contaminações do discurso religioso pela escrita científico-artística; 2) Interfaces entre: Literatura e Filosofia; Filosofia e Macumba; Dança e Filosofia; Dança e Literatura; Literatura e Oralituras; 3) Fricções entre saberes da cultura erudita, letrada, e saberes da cultura popular, oral-corporal; 4) Contemporaneidade dos saberes ancestrais e originários. No âmbito da filosofia ocidental, especializou-se em Filosofia Antiga e Contemporânea (Metafísica e Estética). Na literatura, tem experiência em crítica de poesia brasileira contemporânea. Na dança, o âmbito da corporeidade como pensar poético. Nos estudos afro-brasileiros, cosmopercepções africanas, saberes-fazeres de terreiro, saberes-fazeres da cultura popular (com ênfase em samba/carnaval). Estuda atualmente tecnologias de ginga, gíria e gira dos povos da rua com seus corpos marginalizados pelo projeto colonial: sabedorias de exu, pombagira, malandro, cigano, caboclo, preto-velho, erê, orixás. Mandingas epistêmicas, por uma Epistemologia das Macumbas e das Encruzilhadas como Ciências de Encante. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) e do PEN (Poets, Essaysts and Novelists) International, filial brasileira.
IGOR VINICIUS LIMA VALENTIM (Página de citações bibliográficas)
Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) - revalidada em Portugal pela Universidade de Lisboa como Licenciatura em Gestão, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações pela Universidade Técnica de Lisboa (2011), revalidado como Doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2012). Em empresas privadas, experiência de trabalho em banco de investimento, consultoria financeira, departamento financeiro e indústria de alimentos.
ISABEL LEITE CAFEZEIRO (Página pessoal)
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atuou na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lógicas e Semântica de Programas, focando principalmente temas em linguagens de programação e especificação formal de sistemas e na área de Sistemas de Informação focando principalmente os temas de Computação e Sociedade e Abordagens Sociotécnicas em Sistemas de Informação. Atua também na área de Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia, focando principalmente a História da Computabilidade e investigações sobre o trabalho acadêmico. Participou do processo de concepção e implantação do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal Fluminense, do qual foi vice-coordenadora por seis anos. É sócia fundadora da Associação Brasileira de Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (ESOCITE.BR) e sócia das seguintes entidades: Associação Nacional de História (ANPUH), Sociedade Brasileira de História das Ciências (SBHC), International Association for Computing And Philosophy (IACAP), Computability in Europe(CiE) e Sociedade Brasileira de Computação(SBC).
IVAN DA COSTA MARQUES (Vídeo no youtube)
Graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, 1963-67. M.Sc. e Ph.D. em Electrical Engineering and Computer Science pela University of California, Berkeley, 1969-73. Visiting scholar no Departamento de História (Historical Studies Committee) da New School for Social Research, Nova York, EUA, 1990-92. Foi Coordenador de Política Industrial-Tecnológica da CAPRE e Diretor Técnico da Digibrás (órgãos do Ministério do Planejamento) de 1977 a 1980. De 1981 até julho de 1986 foi o maior acionista e dirigiu a empresa privada fabricante de terminais e outros produtos de informática no Rio de Janeiro (Embracomp - EBC) e de agosto 1986 a julho de 1990, foi diretor-presidente da fabricante estatal de computadores COBRA S.A, atividades onde se tornou expert na área de economia e engenharia de produção, com ênfase em Economia da Tecnologia. Em 2002 fundou coletivamente o grupo de pesquisa NECSO (CNPq) e em 2009 foi fundador e eleito em 2011 primeiro presidente da ESOCITE.BR (Associação Brasileira de Estudos Sociais de Ciências e Tecnologias), sendo hoje também membro do Conselho da Sociedade Brasileira de História das Ciências. É uma referência nas questões vinculadas ao desenvolvimento tecnológico, educação, divisão internacional do trabalho e indústria de computadores no Brasil. Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ de julho 2015 a maio 2016. Aposentado em 2014, continua atuando em atividades acadêmicas no HCTE.
JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS BORGES (Página pessoal)
Graduação em Matemática mod. Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Graduação em Piano - Conservatório Brasileiro de Música (1977), mestrado (1988) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2009). Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação no Instituto Tércio Pacitti da UFRJ (NCE/UFRJ), onde trabalha desde 1974 atuando em diversas áreas de tecnologia computacional, como projeto de sistemas operacionais, sistemas CAD para eletrônica e microeletrônica, computação gráfica, multimídia e síntese de voz e informática para pessoas com deficiência. Por sua atuação no ensino de graduação na Escola de Engenharia e no Curso de Informática da UFRJ, foi escolhido como professor homenageado e/ou paraninfo por dezenas de vezes, tendo sido laureado duas vezes com a Medalha de Excelência Acadêmica do Instituto de Matemática da UFRJ. É especialista no tema Estudos sobre a Deficiência, sendo um dos mais conhecidos desenvolvedores de Tecnologia Assistiva no Brasil.
JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA (Página no Linkedin)
Graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, 1973. Mestrado em Science Policy pela George Washington University, 1978. Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, USP, 1998. É um dos maiores conhecedores brasileiros da obra do filósofo Edgar Morin. Atualmente seus maiores interesses se situam nas questões relacionadas à produção e consumo de alimentos.
É Bacharel em Escultura pela Escola de Belas Artes da UFRJ (1991), Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais/EBA/CLA/UFRJ.(2010) e Doutora pelo Programa de Pós Graduação e História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia CCMN/UFRJ (2018). Foi Professora Substituta na FAU/UFRJ, 1995, Professora Adjunto da Universidade Estácio de Sá de 1998 á 2003 e Professora Substituta na EBA/UFRJ em 1998/1999, 2004/2005 e 2207/2009. Em 2021, foi consultora em Educação Patrimonial para UNESCO/ONU. Entre 2011 e 2015 foi Coordenadora do Curso de Artes Visuais - Escultura. Em 2015, fundou o Departamento BAE - Artes/Escultura - EBA/CLA/UFRJ, que chefiou até 2017. Coordena o Laboratório LAB01 EBA/CLA/UFRJ e é líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: "A rede modelada: arte, arquitetura, arte cerâmica, economia e sociedade". Coordena o Projeto de extensão ARTE 2: arte, reciclagem, técnicas, educação e extensão atuando em parceria com a AMAVILA/UFRJ e nos canais digitais, conjuntamente com o Projeto de Extensão Pé de Moleque EBA/CLA/UFRJ. É atualmente vice-coordenadora do HCTE.
MAIRA MONTEIRO FRÓES (Página de projetos)
Graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Biomédica - Biofísica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UFRJ, 1988. Mestrado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1992. Doutorado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1997. Pós-doutorado no Collège de France, Chaire de Neuropharmacologie, em 1999. É Professor Associado no Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, tendo fundado em 2014 o Laboratório de Neuroepistemologia Experimental Anatomia das Paixões, e o complexo Laboratórios de Métodos Avançados e Epistemologia LAMAE, centro de laboratórios, articulados em redes transdisciplinares de pesquisa, extensão e graduação. É afiliada à Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento SBNeC, Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva SBCC, Society for Neuroscience SfN e Sociedade Brasileira de Computação SBC. Foi vice-coordenadora do HCTE entre 2019 e 2021 e coordenadora entre 2021 e 2023.
MARIA DE LOURDES DA SILVA (Página GPED - Grupo de Pesquisa Educação e Drogas)
Maria de Lourdes da Silva – Formada em História (bacharelado e licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (1989). Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio (1996). Doutorado em História Política pela UERJ (2009). Pós-Doutorado em História da Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010-12). Professora Associada de História da Educação na Faculdade de Educação/Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Seus interesses de pesquisa se concentram no estudo da história das drogas e da educação. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Drogas-GPED. É membro da Associação Nacional de História-ANPUH,do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos-NEIP e da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas-ABRAMD.
MARIA LETÍCIA GALUZZI NUNES (Página do Laboratório Hipátia)
Possui graduação (1983) e mestrado pelo Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1991). Doutora em História das Ciências e da Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ com período sanduíche no Istituto di Storia della Medicina/Università degli Studi di Roma La Sapienza, Roma, Itália).
MARIA MELLO DE MALTA (Página do LEMA)
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Tem pós-doutorado pela SOAS, University of London, Grã-bretanha (2019). Pro-reitora da Extensão da UFRJ entre 2015 e 2019 e Coordenadora do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA/CCJE/UFRJ), é atualmente a Coordenadora do HCTE.
MARTA SIMÕES PERES (Página Unicult)
Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (Departamento de Sociologia, Instituto de Ciências Sociais, 2005), com pós-doutorado em Antropologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e pelo Núcleo Diversitas da Universidade de São Paulo (2015). Possui formação em Dança pela Escola Faculdade Angel Vianna (1990), graduação em Fisioterapia (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação,1995) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2000). Atualmente, é professora associada III da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza. Lecionou, na UFRJ, nas graduações em Dança (Bacharelado, Licenciatura e Teoria da Dança) da Escola de Educação Física e Desporto, Direção Teatral da Escola de Comunicação (2011/14), FIsioterapia e Terapia Ocupacional, da Faculdade de Medicina . Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos campos: dança, dança e saúde, ciências sociais, saúde mental, reabilitação, lesão medular e culto ao corpo. Coordena o projeto PARATODOS - ensino, pesquisa e extensão em dança e saúde, - e a Trupe DiVersos no Campus Praia Vermelha/UFRJ. É diretora de pesquisa no complexo LAMAE (Laboratórios de Métodos Avançados e Epistemologia), do NCE/UFRJ, e pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte e do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em CiIencias (IQ/UFRJ) (Texto informado pelo autor)
MÉRCIO PEREIRA GOMES (Página na Wikipedia)
Graduação em Antropologia pela Universidade do Oregon (Eugene, OR, 1973). Mestrado em Estudos Latino Americanos pela Universidade Tulane, 1974. Doutorado em Antropologia pela Universidade da Florida, 1977. É um antropólogo brasileiro conhecido por seu trabalho acadêmico na área de antropologia e estudos amazônicos, autor de várias obras importantes que exploram temas como cultura indígena, relações interétnicas, desenvolvimento sustentável e questões ambientais na região amazônica. Também é reconhecido por seu engajamento em questões sociais e políticas relacionadas aos povos indígenas e ao meio ambiente no Brasil. Sua contribuição para o campo da antropologia e sua defesa dos direitos dos povos indígenas o tornaram uma figura respeitada nesse campo.
PRISCILA TAMIASSO MARTINHON (Página no LinkedIn)
Possui Bacharelado e Licenciatura em Química (1997), complementação de Estudos em Empreendedorismo & Inovação (2013) e especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social (2016), pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior (2019), pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestrado (2001) e doutorado (2005) pelo programa de Físico-Química, do Instituto de Química (IQ), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou o pós-doutorado no Laboratoire Interfaces et Systèmes Electrochimiques - LISE (2005-2008).
RUNDSTHEN VASQUES DE NADER (Página do Observatório do Valongo)
Graduado em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional (1990) e doutorado pelo HCTE/UFRJ (2015). Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar e Ensino e Extensão Universitária, na qual trabalha desde 1996 com divulgação, difusão e popularização de ciência. Trabalha também com pesquisa em Astronomia Cultural e História das Ciências no Brasil, com ênfase em História da Astronomia. É vice-diretor do Observatório do Valongo/UFRJ.WALDMIR NASCIMENTO ARAÚJO NETO (Página institucional)
Possui Graduação em Engenharia Química (1994) e Licenciatura Plena em Química (2000) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UFRJ e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2002). É doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2009), membro do Lapeq – Laboratório de Pesquisas em Ensino de Química e Tecnologias Educacionais e do NAPIEC – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Inovação em Ensino de Ciências da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto vinculado ao Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ), vice-coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE-CAPES) da UFRJ e membro do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UFRJ, colaborador junto ao Laboratório Didático de Química – LaDQuim da UFRJ, e Lider do Laboratório de Estudos em Semiótica e Educação Química – Leseq, vinculado ao programa de Pós-Graduação em Química (PQGu) do IQ-UFRJ. Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia (FRJ). Atua como revisor de periódicos nacionais e internacionais na área de Ensino de Química. Tem ampla experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências, atua principalmente nos temas: Semiótica e Representação, Filosofia da Química, Conteúdos Didáticos e Processos Inovadores em Ensino para Tecnologias Móveis, Teoria Estrutural e Valência na Química. É membro da Associação Nórdica de Estudos Semióticos (NASS) e da Sociedade Internacional de Filosofia da Química (ISPC).
WALMIR THOMAZI CARDOSO (Página pessoal)
Possui graduação em Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP (1986), Especialização em História da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (1992), Mestrado em História das Ciências pela PUC-SP (2000) e doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP (2007). Professor do Departamento de Física da PUC-SP, Professor da Sociedade Brasileira Para o Ensino da Astronomia (SBEA) e Pesquisador Associado do Instituto Socioambiental - ISA. Sócio Fundador da Associação Brasileira de Planetários (ABP), Membro da Diretoria da Sociedad Interamericana de Astronomía en la Cultura (SIAC) - 2017-2021. Atua em Astronomia ligada às Culturas, História da Ciência, Difusão Científica e Comunicação Educativa.