A interação entre ensino, pesquisa e extensão realizada no programa é complexa e inovadora, levando a novos desenvolvimentos conceituais e métodos que substanciam os cruzamentos interdisciplinares. O PPGHCTE é em si mesmo um experimento inovador, dinâmico, vivo, no âmbito da universidade brasileira. Aproveitando a situação ímpar da Cidade do Rio de Janeiro que lhe permite atrair e congregar docentes de várias universidades públicas tradicionais com excelentes quadros, o PPGHCTE busca conciliar tradição e excelência com inovação, por meio de um currículo flexível e de uma cuidadosa seleção de docentes e discentes, oriundos de instâncias acadêmicas e profissionais vinculados a diferentes campos do saber.
Este rico cenário epistêmico e histórico fertiliza de forma ainda incomum aos programas de pós-graduação stricto sensu, a extensão, seja nas iniciativas dos estudantes seja dos docentes, envolvendo os estudantes e implicando diretamente as pesquisas conduzidas no programa. As experiências realizadas nos projetos de extensão desenvolvidos no HCTE, articuladas aos projetos de pesquisa, visam formar um cidadão preocupado em desenvolver a inserção social. Coerentemente, o HCTE lista entre suas missões:
Projetos extensionistas vêm se multiplicando no PPGHCTE ao longo dos anos, exemplificados em frentes de grande visibilidade, a exemplo de Histórias da Mulher Pássaro, do Dosvox, e da Anatomia das Paixões. Os docentes supervisores destas frentes vêm reunindo selos de excelência na universidade, na Pró-Reitoria de Extensão PR-5/UFRJ, e fora do circuito universitário, promovendo ações reconhecidas por fóruns acadêmicos de arte, ciência e cultura contemporâneas, em âmbitos local, regional e nacional. O HCTE tem fortalecido, como nenhum outro programa de pós-graduação da área interdisciplinar, a articulação de campos considerados opostos, como a arte e a ciência, e o desafio de tornar o acesso ao conhecimento mais igualitário, com a inclusão, mediante ferramentas tecnológicas e de gestão, das pessoas com deficiência, como é o caso do LAB TECNOASSIST (Prof. Antonio Borges e colaboradores) na interface pesquisa-extensão. Este projetos extensionistas, sempre integrados com os projetos de pesquisa dos docentes do programa, e conectados com pesquisas de mestrado e doutorado, representam marcos de inovação que o HCTE traz ao cenário acadêmico e à sociedade.
Conforme mencionado acima, temos apostado na atuação de nossos pós-graduandos em frentes extensionistas associadas aos desenvolvimentos de suas pesquisas. É o caso, por exemplo, do Projeto de Extensão CANTEIRO DOS SABERES E FAZERES e REDE DE EDUCAÇÃO POPULAR, ou de cursos de extensão, como COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO e COMO FUNCIONA A SOCIEDADE, todos coordenados pela Profa. Maria Malta. Estes projetos e cursos vêm funcionando como campos de experimentação para o aprimoramento de pesquisas de mestrado e de doutorado da discente Lucia Helena Ramos de Souza, dentre outras aplicações. De forma semelhante, o projeto extensionista ANATOMIA DAS PAIXÕES, coordenado pela Profa. Maira Fróes e o CURSO SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ESTUDANTE COM CEGUEIRA/DEFICIÊNCIA VISUAL, coordenado pelo Prof. Antonio Borges, são outros exemplos de inserção direta de nossos estudantes de doutorado em suas experiências práticas junto à sociedade, e que incluem Maria de Fátima do Nascimento Alfredo, Nivaldo Rodrigues carneiro e Maria Cristina Cardoso de Oliveira, entre outros de forma mais fluida. Numa outra frente extensionista, FORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES EM ECONOMIA POLÍTICA E CRÍTICA SOCIAL, coordenada pela Profa. Maria Malta, publicações envolvendo nossos discentes, são associadas, como trabalhos completos em anais, artigos em periódicos e livros/capítulos. Já o projeto extensionista PROCESSOS PARTICIPATIVOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, coordenado pela Profa. Isabel Cafezeiro, reúne mais dois docentes o PPGHCT, na forma de colaboradores, membros da equipe, Professores Ricardo Kubrusly e Ivan da Costa Marques, e vem rendendo publicações em periódicos, trabalho em anais, livro/capítulo, trabalho de conclusão e organziação e realização de eventos, envolvendo discentes de nosso quadro.
Esta associação incomum da extensão às pesquisas no âmbito do desenvolvimento de projetos de nossos pós-graduandos se desdobra para a associação da extensão com atividades formativas de rotina no programa, representada em propostas especiais vinculadas recentemente, ao longo da pandemia, em algumas disciplinas de pós-graduação. Um exemplo é o entrelace do projeto extensionista O HCTE EM REDES INTER/TRANSDISCIPLINARES (Profa. Maira Fróes e colaboradores, PR-5 UFRJ) com as disciplinas Seminários I e II, e Interfaces em Arte, Ciência e Tecnologia, ou as MENINAS EM REDE/GIEESAA (Profa. Priscila Tamiasso-Martinhon e colaboradores, FAPERJ-RJ) com as disciplinas Ciência Quadro a Quadro (HCT756/HCT858), e Introdução à Filosofia da Ciência (HCT710/HCT810), ou PARATODOS/TRUPE DIVERSOS (Profa. Marta Peres e colaboradores, Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ) com as disciplinas Corpo e Movimento (HCT790/HCT890) e Introdução aos Estudos CTS (HCT745/HCT847), ou Interfaces em Arte, Ciência e Tecnologia (HCT735/HCT835), ou ainda o DOSVOX com as disciplinas Introdução aos Estudos CTS (HCT745/HCT847) e Deficiência e Tecnologia Assistiva (HCT784/HCT886). Com a participação de licenciandos da UFRJ e docentes do próprio programa e de outras unidades e instituições, os pós-graduandos vivenciaram a oportunidade única de expandir seu público de codebatedores e problematizadores, além de prover rico material inspiracional para estes, num sistema dialógico de trocas. Identificada a urgência de intensificar-se o diálogo amplo entre os diferentes segmentos de formação da universidade e entre estes e a sociedadem as disciplinas (Seminários II ainda em curso) passaram a comprometer-se, neste ano de 2020, não só com encontros para discussão de projetos e pesquisas, como também com a concepção e realização de ações extensionistas. Estas, realizadas em vários ambientes, anualmente, desde o festival do Conhecimento em toda a sua série de edições, como em ações organizadas pelo próprio PPGHCTE, a exemplo do Congresso Scientiarum Historia, congregam frequentemente a participação de convidados de fora do âmbito da universidade, e compõem um acervo público de realizações, disponível em nossos canais institucionais, como EXTENSÃO UFRJ, e do próprio Programa, como YouTube HCTE e SCIENTIARUM HISTORIA. O ganho de adensamento, de aprofundamento temáticos, não só acadêmico como sociocultural, é dividido, sentido por os segmentos envolvidos, ou seja, licenciandos, pós-graduandos e docentes/pesquisadores, dando sinais de amadurecimento do pensamento crítico e a conscientização das formas eficazes de ação para promoção do conhecimento crítico e transformador, nas vozes e realizações dos envolvidos. Nossa avaliação vem sendo a melhor possível, a julgar pelo retorno recebido de todos os atores.