Programa de pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia
2024

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O HCTE E SEU COMPROMISSO COM A EXTENSÃO

A interação entre ensino, pesquisa e extensão realizada no programa é complexa e inovadora, levando a novos desenvolvimentos conceituais e métodos que substanciam os cruzamentos interdisciplinares. O PPGHCTE é em si mesmo um experimento inovador, dinâmico, vivo, no âmbito da universidade brasileira. Aproveitando a situação ímpar da Cidade do Rio de Janeiro que lhe permite atrair e congregar docentes de várias universidades públicas tradicionais com excelentes quadros, o PPGHCTE busca conciliar tradição e excelência com inovação, por meio de um currículo flexível e de uma cuidadosa seleção de docentes e discentes, oriundos de instâncias acadêmicas e profissionais vinculados a diferentes campos do saber.

Este rico cenário epistêmico e histórico fertiliza de forma ainda incomum aos programas de pós-graduação stricto sensu, a extensão, seja nas iniciativas dos estudantes seja dos docentes, envolvendo os estudantes e implicando diretamente as pesquisas conduzidas no programa. As experiências realizadas nos projetos de extensão desenvolvidos no HCTE, articuladas aos projetos de pesquisa, visam formar um cidadão preocupado em desenvolver a inserção social. Coerentemente, o HCTE lista entre suas missões:

  • Promover a divulgação e popularização da pesquisa em HCTE e suas conexões interdisciplinares
  • Disseminar a experiência transformadora da ciência para um público amplo e variado nos diversos extratos sociais, em especial através de um número significativo de atividades de extensão

    Projetos extensionistas vêm se multiplicando no PPGHCTE ao longo dos anos, exemplificados em frentes de grande visibilidade, a exemplo de Histórias da Mulher Pássaro, do Dosvox, e da Anatomia das Paixões. Os docentes supervisores destas frentes vêm reunindo selos de excelência na universidade, na Pró-Reitoria de Extensão PR-5/UFRJ, e fora do circuito universitário, promovendo ações reconhecidas por fóruns acadêmicos de arte, ciência e cultura contemporâneas, em âmbitos local, regional e nacional. O HCTE tem fortalecido, como nenhum outro programa de pós-graduação da área interdisciplinar, a articulação de campos considerados opostos, como a arte e a ciência, e o desafio de tornar o acesso ao conhecimento mais igualitário, com a inclusão, mediante ferramentas tecnológicas e de gestão, das pessoas com deficiência, como é o caso do LAB TECNOASSIST (Prof. Antonio Borges e colaboradores) na interface pesquisa-extensão. Este projetos extensionistas, sempre integrados com os projetos de pesquisa dos docentes do programa, e conectados com pesquisas de mestrado e doutorado, representam marcos de inovação que o HCTE traz ao cenário acadêmico e à sociedade.

    Conforme mencionado acima, temos apostado na atuação de nossos pós-graduandos em frentes extensionistas associadas aos desenvolvimentos de suas pesquisas. É o caso, por exemplo, do Projeto de Extensão CANTEIRO DOS SABERES E FAZERES e REDE DE EDUCAÇÃO POPULAR, ou de cursos de extensão, como COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO e COMO FUNCIONA A SOCIEDADE, todos coordenados pela Profa. Maria Malta. Estes projetos e cursos vêm funcionando como campos de experimentação para o aprimoramento de pesquisas de mestrado e de doutorado da discente Lucia Helena Ramos de Souza, dentre outras aplicações. De forma semelhante, o projeto extensionista ANATOMIA DAS PAIXÕES, coordenado pela Profa. Maira Fróes e o CURSO SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ESTUDANTE COM CEGUEIRA/DEFICIÊNCIA VISUAL, coordenado pelo Prof. Antonio Borges, são outros exemplos de inserção direta de nossos estudantes de doutorado em suas experiências práticas junto à sociedade, e que incluem Maria de Fátima do Nascimento Alfredo, Nivaldo Rodrigues carneiro e Maria Cristina Cardoso de Oliveira, entre outros de forma mais fluida. Numa outra frente extensionista, FORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES EM ECONOMIA POLÍTICA E CRÍTICA SOCIAL, coordenada pela Profa. Maria Malta, publicações envolvendo nossos discentes, são associadas, como trabalhos completos em anais, artigos em periódicos e livros/capítulos. Já o projeto extensionista PROCESSOS PARTICIPATIVOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, coordenado pela Profa. Isabel Cafezeiro, reúne mais dois docentes o PPGHCT, na forma de colaboradores, membros da equipe, Professores Ricardo Kubrusly e Ivan da Costa Marques, e vem rendendo publicações em periódicos, trabalho em anais, livro/capítulo, trabalho de conclusão e organziação e realização de eventos, envolvendo discentes de nosso quadro.

    Esta associação incomum da extensão às pesquisas no âmbito do desenvolvimento de projetos de nossos pós-graduandos se desdobra para a associação da extensão com atividades formativas de rotina no programa, representada em propostas especiais vinculadas recentemente, ao longo da pandemia, em algumas disciplinas de pós-graduação. Um exemplo é o entrelace do projeto extensionista O HCTE EM REDES INTER/TRANSDISCIPLINARES (Profa. Maira Fróes e colaboradores, PR-5 UFRJ) com as disciplinas Seminários I e II, e Interfaces em Arte, Ciência e Tecnologia, ou as MENINAS EM REDE/GIEESAA (Profa. Priscila Tamiasso-Martinhon e colaboradores, FAPERJ-RJ) com as disciplinas Ciência Quadro a Quadro (HCT756/HCT858), e Introdução à Filosofia da Ciência (HCT710/HCT810), ou PARATODOS/TRUPE DIVERSOS (Profa. Marta Peres e colaboradores, Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ) com as disciplinas Corpo e Movimento (HCT790/HCT890) e Introdução aos Estudos CTS (HCT745/HCT847), ou Interfaces em Arte, Ciência e Tecnologia (HCT735/HCT835), ou ainda o DOSVOX com as disciplinas Introdução aos Estudos CTS (HCT745/HCT847) e Deficiência e Tecnologia Assistiva (HCT784/HCT886). Com a participação de licenciandos da UFRJ e docentes do próprio programa e de outras unidades e instituições, os pós-graduandos vivenciaram a oportunidade única de expandir seu público de codebatedores e problematizadores, além de prover rico material inspiracional para estes, num sistema dialógico de trocas. Identificada a urgência de intensificar-se o diálogo amplo entre os diferentes segmentos de formação da universidade e entre estes e a sociedadem as disciplinas (Seminários II ainda em curso) passaram a comprometer-se, neste ano de 2020, não só com encontros para discussão de projetos e pesquisas, como também com a concepção e realização de ações extensionistas. Estas, realizadas em vários ambientes, anualmente, desde o festival do Conhecimento em toda a sua série de edições, como em ações organizadas pelo próprio PPGHCTE, a exemplo do Congresso Scientiarum Historia, congregam frequentemente a participação de convidados de fora do âmbito da universidade, e compõem um acervo público de realizações, disponível em nossos canais institucionais, como EXTENSÃO UFRJ, e do próprio Programa, como YouTube HCTE e SCIENTIARUM HISTORIA. O ganho de adensamento, de aprofundamento temáticos, não só acadêmico como sociocultural, é dividido, sentido por os segmentos envolvidos, ou seja, licenciandos, pós-graduandos e docentes/pesquisadores, dando sinais de amadurecimento do pensamento crítico e a conscientização das formas eficazes de ação para promoção do conhecimento crítico e transformador, nas vozes e realizações dos envolvidos. Nossa avaliação vem sendo a melhor possível, a julgar pelo retorno recebido de todos os atores.