O processo seletivo do HCTE ocorre em três etapas, todas de caráter eliminatório: INSCRIÇÃO HOMOLOGAÇÃO PROVAS DE SELEÇÃO
ETAPA INSCRIÇÃO
Nesta etapa são enviados digitalmente, por email, os documentos necessários para a candidatura a vaga como estudante de pós-graduação em um dos cursos oferecidos. São solicitados os seguintes documentos:
PARA CANDIDATURA AO CURSO DE MESTRADO
PARA CANDIDATURA AO CURSO DE DOUTORADO
Os mesmos documentos do Mestrado, com alguns acréscimos:
ETAPA HOMOLOGAÇÃO
Nesta etapa, a Comissão de Seleção irá verificar a eligibilidade e completude da documentação entregue para inscrição. Será divulgada a lista dos candidatos habilitados para participação na etapa seguinte do processo seletivo por meio do site, bem como agenda para etapas subsequentes.
ETAPA PROVAS DE SELEÇÃO
Em três fase, a saber:
1ª Fase: Prova de títulos Avaliação acadêmica realizada pela Comissão de Seleção sobre itens da documentação entregues no ato da inscrição, como currículo, histórico escolar, carta de apresentação e plano de trabalho.
São aprovados para a próxima fase as/os candidatas/os com nota igual ou superior a 7,0 (sete). Haverá divulgação da lista de candidatas/os aprovadas/os para a próxima fase por meio neste portal do HCTE bem como agenda para etapas subsequentes.
2ª Fase: Prova escrita
Esta fase consiste na tradução, para o português, de material textual científico em inglês, abrangendo História das Ciências e das Técnicas e/ou Epistemologia. A tradução é seguida de demanda, à/ao candidata/o, para que teça observações/comentários sobre o conteúdo textual apresentado. São aprovados para a próxima fase as/os candidatas/os com nota igual ou superior a 7,0 (sete). Há divulgação da lista de candidatas/os aprovadas/os no site do processo seletivo, bem como da agenda para as etapas subsequentes.
3ª Fase: Prova oral
A Prova oral é feita a partir de encontro agendado com a Comissão de Seleção. O objetivo nesta fase é verificar as reflexões da/o candidata/o sobre os vínculos entre a sua trajetória acadêmica e sua trajetória profissional, sua pretensão ao ingressar no programa, e mais especificamente seus anseios quanto ao perfil acadêmico de formação curricular e pesquisa. Há divulgação da lista de candidatas/os aprovadas/os.
Ao final destas três fases, uma média aritmética é calculada para cada candidatura. Desta dependerá aprovação ou reprovação, bem como o posicionamento classificatório.
Este delineamento geral dos processos seletivos, aqui proporcionado, não substitui ou se sobrepõe às informações e regramentos detalhados no próprio site da seleção, formalizados pelos termos dos Editais públicos. Estes serão sempre as referências oficiais, e poderão implicar em adições ou subtrações aos itens e procedimentos gerais aqui previstos.