(*) para acesso ao Lattes dos docentes, pesquise em HCTE/DOCENTES
Esta linha tem como campo de atuação os chamados Estudos de Ciência e Tecnologia, isto é, estudos interdisciplinares dos conhecimentos científicos e tecnológicos enquanto construções sociotécnicas.
Os estudos de Historicidade de Saberes Tecnocientíficos buscam entender os processos de desenvolvimento tecnológico em vista da dinâmica entre a absorção de tecnologias externas e o desenvolvimento interno de novas técnicas, bem como os saberes tradicionais, culturais, que se enraizam fora do escopo da ciência, mas que para esta contribuem.
Esta linha de pesquisa tem por objetivo analisar, à luz do conhecimento histórico e científico contemporâneo, as bases econômicas, contextos sociais e culturais que balizam o surgimento de teorias científicas e criações matemáticas, assim como o modo pelo qual os modelos explicativos da natureza constituídos pelas ciências permitem novas formas de explicar e agir sobre o mundo.
Esta linha de pesquisa trata dos limites da mente humana na compreensão do mundo fenomenológico e aquisição de saberes. Estuda a relação dos processos cognitivos e afetivos humanos com percepções, raciocínios e representações do conhecimento.