Programa de pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia
2024

Por favor, coloque sua tela na posição horizontal.


ESTRUTURA CURRICULAR

Clique aqui para conhecer as disciplinas oferecidas recentemente

O HCTE, enquanto programa de pós-graduação stricto sensu, busca oferecer formação inter/transdisciplinar. Sendo assim, garante a liberdade em sua estrutura curricular, dando aos estudantes e aos orientadores fluidez necessária para a emergência de perfis únicos de formação e pesquisa. As disciplinas do HCTE são ministradas para o conjunto de mestrandos e doutorandos, sendo critérios de avaliação específicos aplicados, quando pertinentes, aos alunos de cada nível. São oferecidas em regime semestral, de caráter teórico, ou teórico-prático, eventualmente híbridas com projetos e ações de extensão, distribuindo-se, ao longo do período, com cargas horárias que variam, com raras exceções, entre 45 e 60 horas-aula. A grade curricular de nossos cursos revela hoje uma série histórica de aproximadamente uma centena de disciplinas, criadas ao longo dos vinte anos de existência do HCTE.

Série histórica de criação das disciplinas HCTE

As disciplinas refletem, em suas origens, a proposta interdisciplinar do Programa pelo cruzamento das disciplinas constantes da sigla do HCTE, bem como é resultado dinâmico dos perfis de formação dos docentes, seus compromissos formativos para com os estudantes, as pesquisas ora conduzidas e, finalmente, a dedicada atualização destas aos contextos sociopolíticos e globais que marcam cada tempo em nossas trajetórias.

DISCIPLINAS REFERENCIAIS

O HCTE entende que há disciplinas que são axiais para o conhecimento em HCTE, neste sentido referenciais, ainda que não obrigatórias. A importância destas disciplinas é geral, ultrapassando as especificidades das Linhas de Pesquisa do Programa, e portanto, são ditas referenciais transversais. Algumas disciplinas identificam-se ainda, em diferentes graus, com nossas quatro Linhas de Pesquisa. Para cada Linha de Pesquisa, diagnosticamos ao menos uma disciplina que, por definição, representa uma significativa fração da rede interdisciplinar que define a linha. Tratam-se, portanto, de disciplinas referenciais das Linhas de Pesquisa que se somam às referenciais transversais em HCTE. A escolha de disciplinas no currículo de cada estudante é pactuada entre este e a orientação. Com exceção de SEMINÁRIOS I, obrigatória para o Mestrado e o Doutorado, e Seminários II, obrigatória para o Doutorado, o elenco curricular decidido por orientandos e orientadores é personalizado no HCTE, garantindo o compromisso com a formação diversificada e inovadora que buscamos oferecer. Entretanto, entendemos que as disciplinas referenciais precisam ser disponibilizadas pelo programa com frequência tal que, a cada quatro períodos semestrais ao menos, estejam disponíveis para inscrição de mestrandos e doutorandos. Em seguida, apresentamos as disciplinas referenciais transversais e aquelas referenciais para as Linhas de Pesquisa, sem a pretensão, em absoluto, de esgotar a lista, mas tão somente no intuito de pavimentar os primeiros passos dentro de cada rede de epistemes oferecidas pelo HCTE:

  • REFERENCIAIS TRANSVERSAIS a todas as linhas de pesquisa, uma disciplina metodológica - METODOLOGIA DE PESQUISA EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS (HCT739/HCT839) e a disciplina INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA CIÊNCIA (HCT707/HCT807), que, nas perspectivas filosófica e histórica, trata das raízes do conhecimento até a emergência e transformações paradigmáticas da ciência moderna.

  • REFERENCIAIS LINHA DE PESQUISA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CTS (HCT745/HCT847), promovendo reflexões críticas sobre a Teoria Ator-Rede baseada na leitura e discussão da obra de Bruno Latour, fundamentais para os Estudos CTS.

  • REFERENCIAIS LINHA DE PESQUISA HISTORICIDADE DE SABERES TECNOCIENTÍFICOS NO BRASIL: HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA (HCT706/HCT806), abrangendo as bases teóricas e metodológicas da História das Ciências.

  • REFERENCIAIS LINHA DE PESQUISA HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS NATURAIS E DA MATEMÁTICA reconhece como referencial HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NATURAIS I (HCT704/HCT804), com ênfase na Revolução Científica dos séculos XVII e XVIII em diante, as visões mecanicistas, empiricistas e racionalistas, tipologias das ciências naturais, entre outros marcos.

  • REFERENCIAIS LINHA DE PESQUISA EPISTEMOLOGIA, LÓGICAS E TEORIAS DA MENTE reconhece como referencial a disciplina TEORIA DO CONHECIMENTO (HCT709/HCT809), onde são tratadas as bases epistemológicas do conhecimento.

    Confira aqui as ementas reduzidas das Disciplinas Referenciais e Transversais

    A importância destas e tantas outras disciplinas em nossa estrutura curricular é constatada, no entanto, para muito além das Linhas de Pesquisa. Podemos citar alguns dentre muitos exemplos, como TEORIA DO CONHECIMENTO I, atraindo estudantes das linhas EPISTEMOLOGIA, LÓGICA E TEORIAS DA MENTE, ESTUDOS CTS e HISTORICIDADE DE SABERES TECNOCIENTÍFICOS, o mesmo observado com disciplinas como HISTÓRIA CULTURAL DO INFINITO, FATOS E ARTEFATOS, ou ainda INTERFACES EM ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

    As disciplinas SEMINÁRIOS I (HCT741/HCT841) e SEMINÁRIOS II (HCT742/HCT842) são as únicas que, por determinação do programa, são obrigatórias em nossa grade, sendo a primeira para mestrandos e doutorandos, e a segunda obrigatória somente para doutorandos, conforme mencionado. Representam a multiplicidade e o entrelaçamento dos campos de pesquisa oferecidos pelo programa. Estas disciplinas são dirigidas pela Coordenação em exercício, e vêm reunindo semanalmente, ao longo dos anos, nossos estudantes, nossos egressos, nossos docentes, docentes externos interessados em estabelecer parcerias de formação e pesquisa, pós-doutorandos etc. Professores, pesquisadores e especialistas são convidados a trazer suas experiências em pesquisa interdisciplinar, correlatas aos cursos do PPGHCTE, enriquecendo nossas teses e dissertações e favorecendo os processos criativos e inovadores do programa.