O HCTE é um programa interdisciplinar e inter-unidades, constituído por dois institutos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto de Química (IQ) e o Instituto Tércio Pacitti (NCE). Sua missão precípua é a formação de Mestres e Doutores em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia.
Além das unidades proponentes citadas, também participam das atividades do HCTE, por meio da atuação de alguns de seus professores, a Escola de Comunicação (ECo), a Escola de Belas Artes (EBA), o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), o Instituto Luiz Alberto Coimbra (COPPE), o Valongo, além das portas que se abrem a instituições externas à UFRJ, como PUC, UFF, FAETERJ. O PPG de Filosofia tornou-se parceiro do HCTE em meados de 2022.
O HCTE se insinua como um grupo de estudos em fins dos anos 90 e entra para o terceiro milênio envolvendo um grupo cada vez maior de estruturas institucionais que se tornam parceiras a partir do interesse de seus docentes pela Filosofia e História da Ciência, se firmando cada vez mais como um lugar único na UFRJ onde as ideias trafegam livremente e são acolhidas num ambiente democrático que está sempre pronto para aceitar os desafios de um mundo em contínua construção.
Uma das muitas ricas defesas de tese realizadas no HCTE: Esq.-Dir. -- Rogério Mandelli (Doutor Egresso), Rainer Zanghi (Fórum Atenas), Luiz Pinguelli, Maira Fróes, Alexandre Valença (Doutor Egresso, Fórum Atenas), Gregory Chaitin (ex-Prof. Visitante HCTE), Virgínia Chaitin (ex-pós-doc HCTE), Lelia Tao (Fórum Atenas), Evandro Ouriques -- Baixo -- Helayel Abdalla Neto (CBPF, ligado ao Fórum Atenas)
UM POUCO DA HISTÓRIA
O HCTE foi reconhecido pela CAPES em 2005 com a nota 4 para os cursos de Doutorado e Mestrado. Instalou-se inicialmente no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ. Já neste período, começaria a atrair estudantes e docentes de diversificadas áreas do conhecimento, que demonstravam um entusiasmo invulgar pelos novos caminhos no conhecimento, abertos pelo HCTE através das ideias dos professores Luiz Pinguelli Rosa (então diretor da COPPE), Saul Fuks, Ildeu de Castro Moreira e outros professores do Instituto de Matemática e Quimica da UFRJ (passe o mouse nas fotos para identificar os fundadores do HCTE).
No período correspondente a 2007-2009 da avaliação, na época trienal, da CAPES, o HCTE passou por complexa adequação à estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que coincidiu, em 2008, com sua transferência física da COPPE para o Instituto de Química (IQ), ambos localizados no edifício do Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Ilha do Fundão. Nos primeiros anos, o HCTE esteve sob a coordenação do engenheiro Prof. Luiz Alfredo Vidal de Carvalho. Com a mudança para o IQ, o engenheiro Prof. Carlos Alberto Lombardi Filgueiras seria eleito Coordenador, eleição que contou com a ampla participação das categorias da universidade representadas no HCTE, ou seja, docentes, técnico-administrativos e discentes. O Prof. Filgueiras aposentou-se em Janeiro de 2010, quando novas eleições elegeram Coordenador o engenheiro, matemático e poeta Prof. Ricardo da Silva Kubrusly, e a engenheira química, Profa. Nadja Paraense dos Santos, Vice-coordenadora.
Em 2012 o Prof. Kubrusly foi reeleito, desta vez tendo o engenheiro eletrônico Prof. Ivan Marques como Vice-coordenador. Em 2010, o HCTE foi transferido para a Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), instalando-se em espaço que proporcionou condições para acomodação da coordenação do programa, além de auditórios e salas para as aulas e palestras do programa. O HCTE passou a contar com uma secretaria própria, duas funcionárias concursadas, espaço para professores, contando com a biblioteca do centro para guarda da produção discente. O triênio concluído (2010-2012) se deu com a consolidação de boas condições para o funcionamento dos cursos de mestrado e doutorado do programa.
Em agosto de 2014 tomou posse uma nova coordenação composta pelo antropólogo e filósofo Prof. Mércio Pereira Gomes e pela historiadora e museóloga Profa. Regina Maria Macedo Costa Dantas. Em 2015, o PPGHCTE incorporou uma nova unidade proponente ao programa, o Instituto Tércio Pacitti (NCE/UFRJ), localizado também no CCMN, com a anuência dos três primeiros proponentes do Programa: COPPE, Instituto de Matemática e Instituto de Química. As dependências confortáveis do NCE passaram a abrigar o HCTE, com secretaria, salas de aulas compartilhadas com a unidade, auditório e duas salas, uma para alunos e professores e outra para reuniões, eventualmente, aulas. Dá-se início à fase mais recente de sua existência, sucedendo-se quatro coordenações, altos e baixos junto à CAPES e a reconquista do credenciamento de seu Doutorado, acrescida de elevação para nota 4 do programa, resultante da avaliação em regime quadrienal (2017-2020) realizada pela CAPES.
MISSÃO: UMA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA
O programa de pós-graduação em HCTE tem, desde sua instituição, buscado conceder o espaço acadêmico necessário à formação de Mestres e Doutores ancorada em pesquisas inter/transdisciplinares que visam problematizar a ciência e a tecnologia como atividades inseridas em seu contexto histórico e cultural, inseridas no humano em todos os tempos e culturas, em contextos complexos, sujeitos a ambiência espaço-temporal, sem, no entanto, deixar de levar em conta a dinâmica complexa de avanços inerentes aos diferentes ramos do conhecimento científico e as especificidades que lhes permitem tornar fenômenos intelectualmente inteligíveis, tecnicamente controláveis e teoricamente explicáveis.
As pesquisas realizadas no HCTE se referem a um amplo espectro de períodos históricos e nichos geopolíticos e culturais. Mobilizam múltiplas disciplinas e doutrinas filosóficas, artísticas e científicas, da música à física, da literatura à matemática, da fenomenologia à biologia molecular, da química à sociologia, de teorias evolucionárias à etnografias, da neurociência à computação etc, promovendo redes de pensamento imagético-criativas, reflexivas, dotadas de recursos suficientes para a abordagem científica, em diferentes níveis de aprofundamento, de temas complexos a exemplo do antropoceno e as transformações das sociedades humanas, limites e possibilidades de modos contemporâneos de autoridade científica, as dimensões e modos da metodologia científica, a criação e os processos criativos - dos artefatos as teorias científicas, a prática científica em ambientes plurais - laboratórios, ateliês, mídia labs, campo, a historicidade da ciência codefinida pelas regulamentações e aplicações socioeconômicas, as questões científicas globais, as raízes antropológicas dos conceitos da matemática, as relações entre C&T, sociedades, culturas e instituições econômicas, as conexões entre ciência e sistema jurídico, a educação científica em meio às transformações de mundo impactadas pelo avanço da ciência etc.
O HCTE é um lugar para reflexões complexas em um mundo que
cada vez menos se presta a explicações limitadas.